quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Resenha : Maldosas - Pretty Little Liars #1 - Sara Shepard


Livro:  Maldosas – Pretty Little Liars #1

ISBN :  9788579800252

Autora: Sara Shepard   

289 páginas

Ano: 2010

Editora: Rocco

Pretty Little Liars fala sobre a vida de quatro garotas — Spencer, Hanna, Aria e Emily — que acabam se “separando” depois do sumiço de sua líder, Alison. Três anos depois, elas começam a receber mensagens de texto e alguém que está assinando como “A” e ameaça a expor seus segredos — incluindo os mais secretos que elas achavam que somente Alison sabia.


Olá pessoas, voltando com mais uma resenha!!! O livro da vez é o primeiro de uma série bem interessante: Maldosas, da série Pretty Little Liars , da autora Sara Shepard , que já foi adaptado e virou seriado ( o qual eu adoro ,a  propósito, rsrsrs).  A serie de livros conta a historia envolvendo quatro amigas,  Emily, Aria, Spencer e Hanna , que começam a ser atormentadas por mensagens que contam seus segredos e que são enviadas por uma pessoa chamada A.  no passado, as quatro eram amigas de Alison, a garota mais popular da escola e junto dela, vivenciaram experiências, que preferem que não sejam descobertas por seus amigos, familiares e namorados.
Nesse primeiro livro, somos apresentados ao passado de nossas protagonistas, a sua antiga amizade, a relação de amor e ódio que tinham com Alison e um pouco sobre o seu desaparecimento. Ao longo dos capítulos vamos conhecendo melhor a historia de cada personagem, bem como os segredos que elas escondem e o quanto suas vidas aparentemente perfeitas e glamurosas, na verdade não são tão fáceis assim.
Apesar das comparações com séries como Gossip Girl ( que eu nunca li e nem vi o seriado, e nem faço muita questão de ver , pronto , falei!) e de ter momentos em que realmente há muito drama adolescente sem necessidade, o que me deixou meio impaciente, as vezes, eu adorei o clima de suspense e a narrativa envolvente de Sara Shepard. O pano de fundo criado e o modo como ela trabalha temas pesados como bulimia, traição, homossexualismo, são pontos fortes do livro.
Outra coisa que me chamou a atenção é que Maldosas ( e acredito que toda a série) não possui apenas um narrador, e portanto um ponto de vista. Aria, Emily, Spencer e Hanna narram os acontecimentos a partir de seus pontos de vista, ao longo de capítulos intercalados, nos dando uma perspectiva maior da história e aumentado ainda mais as dúvidas e mistérios a medida que a trama se desenvolve.
Preciso dizer que, apesar de saber que as quatro amigas não são santas, acredito que a tentativa de parecer ou ser perfeita acabou colocando-as na situação em que se encontraram.  Os segredos que estão ameaçando vir a tona através dessa misteriosa A. colocam em risco essa imagem de perfeição que elas querem sustentar, ou por interesse, ou por não querer decepcionar aqueles que elas amam. Sei que nada justifica algumas atitudes que elas tomaram, mas cheguei a sentir pena delas algumas vezes.
Adorei o estilo das capas, as cores são bem joviais e as bonecas , apesar de estilosas, dão um tom meio macabro ao livro rsrsrs...a diagramação também está impecável. Os capítulos são curtos e tem títulos bem sugestivos.
Apesar de não ser uma idéia inovadora, adorei o modo como a autora criou a vilã A., ela sempre tem uma mensagem ácida sobre algum momento da vida das meninas, e parece estar sempre presente em todos os lances, acabando com a alegria de Aria, Emily, Spencer e Hanna , ou terminando de afundá-las quando algo não dá certo.  Adoro o clima de mistério do livro e praticamente devorei suas páginas em pouco mais de dois dias.  Super recomendado!!! Já tenho mais 4 livros da série pra ler  e já estou ansiosa pra descobrir quem é A. porque até agora, eu não faço a mínima idéia rsrsrs. Fico por aqui aguardando os comentários. Bjnhos Pri


Três pessoas podem guardar um segredo, se duas delas estiverem mortas” 
Benjamin Franklin.

Confira a abertura do seriado:



2 comentários:

  1. Olá! Está rolando uma promoção bem legal no blog! Confere lá: http://migre.me/7HxPu

    ResponderExcluir
  2. Parece legal, mas parece ser mais pra mulheres, então não sei se quero ler ele ainda!

    ResponderExcluir