quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Entrevistando: Tammy Luciano


Olá pessoas!!! Estamos de volta com mais uma entrevista para o blog, depois de tanto tempo né? Estava com saudades dessas entrevistas e vocês? Nesse retorno , tive o prazer de entrevistar mais um grande talento nacional, que  também é uma autora muito querida aqui no blog. Estou falando da diva Tammy Luciano.  Tammy Luciano é atriz, jornalista e escritora. Escreveu os livros Fernanda Vogel na Passarela da Vida, Novela de Poemas e Sou Toda Errada. Adora chocolate, madrugada, natureza, cachorros, Frida Kahlo, amor de verdade, viajar e conhecer pessoas. Além de escrever, Tammy grava os vídeos do projeto Crônica Falada (www.youtube.com/tammyluciano) e viaja o Brasil todo para encontrar leitores em livrarias e Feiras. Seu próximo livro, Garota Replay, sairá pelo selo Novo Conceito Jovem da Editora Novo Conceito
A entrevista foi divertida e eu adorei a oportunidade de conhecer um pouco mais dessa autora tão querida. Confira então e comente

ENTREVISTA:
Oi Tammy e  muito obrigada por conceder essa entrevista para o blog Pri e Os Livros.

Pri e Os Livros: Tammy conte como e quando você decidiu começar a escrever livros?
Oie! Obrigada por me trazer até aqui. Bom demais falar com os leitores do Blog Pri e Os Livros. Sobre a resposta, eu decidi escrever. Os livros vieram depois. Eu não pensava muito na ideia de escrever livros. Comecei primeiro com peças de teatro, crônicas e poesias. Hoje olho meus livros e penso na realização de um sonho. Sempre vi a livraria como um lugar muito chique, distante do mundo real e olhar meus livros na livraria é muito especial. Já chorei vendo livro meu na vitrine. 

Pri e Os Livros: Como e quando você começou a se interessar por livros?
Ah, sempre gostei. Lembro de uma coleção de livros com histórias com Pequeno Polegar, Os três porquinhos que ganhei da minha mãe, eu amava olhar aqueles livros. Meus pais sempre foram queridos, me presenteando com livros fofos. Na adolescência, eu também li muito, lembro do Feliz Ano Velho, do Marcelo Rubens Paiva, e Ballet Branco do Cony que me fizeram descobrir a literatura brasileira. Mas além dos livros, eu sempre fui muito apaixonada por cadernos. E os cadernos também fizeram muita diferença na minha vida, me abrindo um caminho para não apenas ler, mas escrever. Tanto que criei a Campanha Escreva o Mundo. Afinal além de ler, uma pessoa pode e deve escrever seu mundo. O nosso país precisa de muitos escritores e ainda mais livros bem escritos.

Pri e Os Livros: E sua família como vê sua carreira de escritor? Eles apóiam? 
No início meus pais tinham muita preocupação. Com 14 anos eu descobri o teatro, com 16 anos estava no CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) cursando o teatro de maneira profissional. Todos os cursos que fiz, as peças que comecei a trabalhar, tudo só aconteceu porque meus pais, mesmo com receios e medos do meu sonho não virar realidade, toparam apoiar. Muita gente conheceu meus pais na entrevista do Programa do Jô (http://programadojo.globo.com/platb/programa/2011/09/21/tammy-luciano-lanca-o-livro-%e2%80%98sou-toda-errada) Eles estavam tão felizes por mim. Faço questão de tê-los por perto. Assim como a minha irmã Shelly. Somos muito unidos e com eles as comemorações são mais animadas. Meu pai hoje praticamente trabalha comigo, ajudando nas questões mais burocráticas porque sozinha não consigo mais tocar a carreira. É muita coisa para resolver.

Pri e Os Livros: Você também é atriz e jornalista. Como é que você concilia essas carreiras com a de escritora? 
Eu sou formada em Artes Cênicas e Jornalismo e atuo há muitos anos. Amo o teatro. Hoje minha vida tá muito direcionada para o meu lado escritora, porque chega uma hora que você percebe o que o destino quer para você. Sempre amei atuar, mas sempre tive sorte com minha escrita, apesar de ter trabalhado muito e lutado imensamente, os acontecimentos na minha vida de escritora sempre foram mais favoráveis. Para matar a saudade do meu lado atriz, criei o Clipe de Poesia no meu canal de vídeo em que vou para rua interpretar minhas poesias: www.youtube.com/tammyluciano Mas não abandonei o teatro. Serei sempre uma atriz, jornalista e escritora.


Pri e Os Livros: Quais são seus livros favoritos? 
Os meus! Ahahauahah... É porque o escritor sofre tanto para o seu livro acontecer, impossível não lembrar quanto lutei para cada livro acontecer. Na Bienal de Pernambuco, eu falei sobre a carreira de escritor e do que aprendi nos momentos de desanimo e desespero, porque eu sempre repetia: Seja forte! Tem que ser guerreiro para trabalhar em uma profissão que é tão distante da rotina da sociedade. O escritor luta tanto para ser reconhecido, tem tanta gente que olha o livro como uma futilidade. Vejo algumas pessoas querendo ser escritor, mas esquecendo como se trabalha para ser um autor de sucesso. Eu passo horas e mais horas escrevendo, trabalhando cada parágrafo, não é fácil. Vejo autor que não revisa o livro, achando que o editor vai fazer. Não é trabalho do editor e aquele livro não fará diferença da vida do editor. É o seu projeto de vida e é muito descaso quando o próprio autor passa adiante o trabalho duro. A carreira não é só ser adorado pelos leitores, tem muito suor no caminho.

Pri e Os Livros: Quais são suas principais influências (filme, autores, musicas) como escritora?
 Uau! Que pergunta difícil. Eu gosto de tantas coisas. Vamos lá, pensando... Eu adoro Frida Kahlo. Ela foi referência no começo da minha carreira e é até hoje. Tenho um quadro enorme na sala do meu apê. Tenho vários livros falando dela, camiseta e minha Cia de Teatro se chama "Os Sobrinhos de Frida Kahlo". Adoro o visual da Frida. As flores usadas durante quase um ano nos autógrafos eram uma homenagem para ela. Também adoro a poesia de Florbela Espanca. Ela tem um livro chamado Livro de Mágoas, vale ler. Também gosto demais do escritor Caio Fernando Abreu, lamentável ele ter morrido tão jovem. Morangos Mofados é muito bom! Adoro filmes de amor. Eu preciso tomar água com açúcar quando assisto “Diário de uma Paixão” do Nickolas Sparks. Também adoro “Miss Potter”, a história de vida da Beatrix Potter é maravilhosa. Outro dia vi “500 dias sem ela” e gostei. É uma linguagem que me identifico, é o tipo mensagem que gosto de escrever. Também gosto demais dos filmes da década de 50, com Marilyn Monroe, Audrey Hepburn... Adoro a índia, durante muito tempo estudei sobre hinduísmo e as lendas da índia. Música? Gosto de Los Hermanos, Adele, Madonna, Legião Urbana, Alanis Morissette, Amy Winehouse (a morte dela foi decepcionante e triste)... Adoro assistir DVDs de shows dessas mulheres super famosas como Byoncé, Rihanna, acho o máximo. Curto olhar capas de livros, comer chocolate, observar o céu, curtir a madrugada, moda, adoro criar roupas e pedir para a minha costureira fazer, estar em livrarias, conversas... As conversas me influenciam muito e tem muito do que escuto nas entrelinhas da minha literatura.

Pri e Os Livros: Quais livros você já publicou? Conte-nos um pouco de cada um ? 
Fernanda Vogel na Passarela da Vida fala sobre a vida e o acidente da modelo que comoveu o Brasil. Foi minha entrada no mundo literário e fico feliz do livro emocionar as pessoas até hoje. A história da Fernanda tem como missão transformar dor em amor. Novelas de Poemas é uma coletânea de poesia que lancei na Bienal de 2005 e marcou uma fase da minha vida. Lembro de estar na Bienal com o livro na mão, me apresentando para os leitores... hoje o livro está esgotado. Sou Toda Errada é o livro que mudou minha vida profissional e me fez tornar escritora de uma vez por todas. A Mila perde o namorado e faz o que nenhuma mocinha de bem deve fazer, inferniza a vida do ex. 


Pri e Os Livros: Como surgiu a idéia de escrever a biografia da Fernanda Vogel? 
Eu trabalhava em um canal de tecnologia do Globo.com que não existe mais, chamado Hipermídia. Várias imagens da Fernanda em um desfile do Fashion Rio chegaram para uma edição e dias depois aconteceu o acidente. No trabalho ficamos comovidos, olhando aquelas imagens e resolvi escrever uma crônica para um jornal da internet que eu trabalhava. Oito meses depois, a Myrian Vogel me escreveu agradecendo o texto. Acabamos nos conhecendo ao vivo e o convite para o livro surgiu. Eu não me achava com competência para escrever uma biografia. A Myrian me disse que se alguém tinha que escrever o livro, seria eu. Hoje vejo que o livro estava mesmo no destino da minha vida. A Myrian Vogel é minha madrinha literária.


Pri e Os Livros: Como surgiu a idéia de escrever Sou Toda Errada? 
Um amigo que me contou sobre uma ex-namorada maluca. Achei o tema diferente do que eu andava lendo. Tudo que um autor quer é ser original. Pelo menos eu acho. Não acredito em projetos que o autor copie o sucesso de outro. Resolvi arriscar para mudar minha carreira literária e iniciar a minha história como autora de ficção nos livros, porque no teatro eu já tinha mais de 20 peças escritas. Um amigo disse que eu poderia me arrepender de lançar um livro com o título Sou Toda Errada, mas a Mila é toda errada mesmo e nem por um segundo me arrependi do projeto. Ele foi marcante e maravilhoso na minha vida.


Pri e Os Livros: Como você construiu os personagens de Sou Toda Errada? Se inspirou em fatos, pessoas reais ou em personagens de livros e filmes que gosta?
Esse meu amigo deu a deixa e eu corri atrás de criar fatos para o livro que mostrassem a verdade da vida. Eu nunca fui ciumenta e sempre terminei meus namoros seguindo em frente, então não dava muito para servir de exemplo para escrever a Mila. Conversei com amigos sobre ex que não os deixaram em paz, amigas souberam do livro, desabafaram pensamentos, me contaram histórias. Mas enquanto estou escrevendo sobre um livro, evito ler livros semelhantes para o enredo ficar ainda mais meu. 



Pri e Os Livros: A Mila, de Sou toda errada, é uma protagonista diferente. Como foi criar um personagem como esse? Que mensagem você quis passar com a história da Mila?
Eu queria causar esse impacto, mesmo correndo um certo risco. O livro chegou com uma protagonista vilã no auge de várias protagonistas boas. No que isso daria? Eu pensava: ou vão me odiar ou vão entender meu livro como ficção e aumentar a vontade de me conhecer. De repente muita gente passou a me escrever e procurar para saber se eu tinha algo de Mila. Não fiquei com medo de acharem que só escrevo sobre garotas ruins, a Fernanda vogel foi uma menina maravilhosa e me orgulho de alguém tão especial ser a persona do meu primeiro livro. Hoje, as leitoras sabem que não sou a Mila, dão o maior apoio, são fofas. Acho que o livro venceu, já está para minha enorme alegria, na segunda edição. E vejo Sou Toda Errada como uma possibilidade de falar sobre a futilidade, as meninas vazias, metidas, patricinhas que não aceitam não como resposta e que preferem falar do outro a serem alguém melhor. Quando escolhi o título deixei claro não ser conivente com a minha personagem. Ela é toda errada mesmo e não serve de exemplo, mas que faz pensar, isso faz!

Pri e Os Livros: Você participa do Projeto Novas Letras. Conte-nos um pouco sobre como é participar desse projeto e qual é a importância dele para a sua carreira e para a divulgação da literatura nacional? 
O Novas letras mudou muita coisa em mim e eu sou feliz demais como a quinta integrante do grupo. Fico orgulhosa da gente ter criado algo original, o primeiro grupo de autores que se apresenta junto, que cria projetos em comum, porque mesmo cada um tendo sua carreira individual, a gente está sempre em contato. Inovamos, aumentamos nossos leitores juntos e não pensamos em parar o grupo, mesmo com as atuais conquistas de cada um. Aliás, aproveito aqui para mandar um recado especial para os meus amigos Enderson Rafael, Fernanda França, Leila Rego e Patrícia Barboza: Tenho o maior orgulho de vocês, meus amigos escritores talentosos. Muito sucesso, meus lindos. Obrigada por um monte de coisas que estamos aprendendo juntos entre dias de muito trabalho, risadas, batalha e felicidades.

Pri e Os Livros: Como foi a participação na Bienal do Rio de Janeiro? Tem alguma história interessante para nos contar sobre esse evento? 
A Bienal de 2011 foi linda. Amei estar no estande da Novo Conceito, que é agora minha editora. Foi muito especial estar perto da equipe da editora, poder conhecer mais dos livros quando eu ainda não sabia que Garota Replay receberia parecer positivo deles. E o encontro com os leitores que já me conhecem foi lindo. O Novas Letras fez debates todos os dias no estande e era emocionante poder curtir essa proximidade com quem eu não tinha ideia que me conhecia. Nunca vou deixar de me surpreender quando uma leitora chora porque está me encontrando. Cada pessoa é valiosa na minha vida, me interesso por saber quem é a leitora, onde mora, qual livro meu que gostou... O ao vivo é muito especial. Minha mãe escutou uma leitora dizendo que ia plastificar o marcador com meu autógrafo. Ela ficou emocionada. A gente sempre comenta essa história.

Pri e Os Livros: Você tem um canal no You Tube, onde apresenta suas Crônicas Faladas. Fale um pouco sobre esse projeto. 
Eu queria poder falar de maneira mais direta com os leitores. Como sempre converso muito com quem está lendo meus livros, achei que podia escrever textos e preparar vídeos com temas que pudessem interessar as pessoas e de alguma forma ajudar meus leitores. Assim nasceu o “Não Refica” em que aconselho que se o cara pisou na bola com você, não Refica. Digo também que as garotas que se acham encalhadas estão apenas encantadas... e por aí vai. Adoro gravar os vídeos porque eles são despretensiosos, totalmente direcionados para o meu público e sem nenhum caráter de dona da verdade, porque também gravo os vídeos para aprender. Eu trabalho para quem gosta de mim e o Crônica Falada é uma maneira de crescer como profissional.

Pri e Os Livros: Como você vê a parceria com os blogs literários? 
Eu amo os blogs! Nem teria como ser diferente. Vocês blogueiras foram minhas grandes parceiras na divulgação de Sou Toda Errada. Foi muito importante porque cada blogueira que abraçou a minha causa me ajudou a não me sentir só. Não sei se você sabe, mas eu fiz um vídeo para agradecer esse carinho: http://www.youtube.com/watch?v=VhwhApMQoQI A força dos blogs é tanta que as editoras estão reconhecendo essa dedicação e apostando nas parcerias, Eu adoro ler as resenhas nos blogs. Aliás, mais uma vez meu enorme obrigada para as blogueiras! Vocês são demais!

Pri e Os Livros: Assim como muitos autores nacionais novos, você utiliza as mídias sociais como Twitter, Orkut, Facebook para divulgar seu trabalho. Como é a sua relação com os fãs?Acredita que as redes sociais são um diferencial na sua carreira? Elas ajudam muito?
 Não sei imaginar meu trabalho sem as mídias sociais. Eu divulgo meu trabalho na internet desde 1997. Tem é tempo! Adoro responder todo mundo no Twitter, Facebook... Meu Orkut anda meio abandonado, mas ainda não tive coragem de deletar. É valioso as informações imediatas sobre meu trabalho. Sempre emociono lendo os recados. Fã merece total retorno do artista. Eu adoro esse contato. A pessoa termina de ler meu livro e imediatamente escreve dizendo. Sempre que posso, acompanho. Já conheci muita gente querida nesse mundo virtual. Também criei uma site para aproximar ainda mais meu trabalho dos leitores. www.tammyluciano.com.br

Pri e Os Livros: Como você vê o mercado editorial para os novos escritores nacionais? Acha que existe algum tipo de preconceito em relação ao publico/editoras e escritores nacionais? 
O mercado melhorou e espero que melhore ainda mais. Acho que a distância entre um autor nacional e internacional ainda existe, mas não penso nisso. Vale o autor fazer o seu. Acho estranho alguém ter coragem de escrever um livro e mandar para uma editora sem revisar como deve. O livro precisa de muita revisão, é parte do trabalho do autor. Já vi profissional perder aprovação em editora porque escreveu de qualquer jeito. Quando lancei Sou Toda Errada, muita gente me cobrou um livro novo. Eu decidi escrever com calma para batalhar uma qualidade no livro. Passei muitas madrugadas escrevendo, reescrevendo, revisando... Eu precisava dar um passo grande, me firmar mais na profissão e como não sou melhor do que ninguém, me dediquei para dar o meu melhor. Trabalhei muito até sentir que o livro estava pronto para ser lido. 

Pri e Os Livros: Você acha que no futuro as pessoas vão valorizar mais a literatura nacional? Acha      que as mídias sociais podem auxiliar nesse processo? 
Sinto uma mudança muito maior hoje em dia. Em 2003, quando Fernanda Vogel na Passarela da Vida saiu quase não se falava em autor brasileiro. Eu procurava na internet maneiras de divulgar meu livro e os blogs literários não existiam. Então muita coisa mudou de lá para cá. Muito já foi feito com a ajuda dos blogueiros e escritores, que batalham muito pela valorização da literatura. Os leitores que já descobriam ótimos livros nacionais e as mídias perceberam essa mudança e começaram a falar mais da literatura. 

Pri e Os Livros: Tem algum livro que você gostaria de ter escrito? 
Eu tenho tido a honra de escrever os livros que quero. Abandonei tudo para viver as minhas escolhas profissionais. Isso não foi fácil. Depois de 12 anos dando aula de teatro semanalmente, decidi não continuar. Foi uma decisão difícil, mas era hora de mergulhar fundo no que eu queria. Tô muito feliz em ser hoje escritora profissional. Tenho amigos que detestam seus empregos, eles vivem comentando eu ter um trabalho que sou apaixonada. 

 Pri e Os Livros: Está lendo algum livro no momento? Qual?
 Eu terminei de ler “Lulital”, da Pri Beletato, adorei o livro e indico. Para quem gosta de fadas e universo mágico, vai curtir. Agora tô lendo “Como dormir sozinha numa cama de casal”, da Theo Pauline Nestor. A autora termina um casamento de 12 anos, duas filhas e muitos questionamentos. É vida real e me identifico com muitos pensamentos dela sobre recomeçar, sofrer, se redescobrir... Quase todo mundo já passou por isso.

Pri e Os Livros: O seu livro já foi resenhado em vários blogs (no meu a resenha está aqui), você costuma acompanhar as resenhas? Como lida com as criticas? 
Confesso que não esperava esse retorno. Estamos batendo quase 50 resenhas no skoob. Acompanho tudo. Coloco sempre no meu blog as resenhas, procuro saber se tem alguma que não me avisaram, entro em contato com a blogueira, cada opinião sobre meu livro é extremamente importante e agradeço mesmo se a pessoa não curtiu tanto o livro. Então li e leio tudo que dizem sobre meus livros e sobre mim... A maioria das pessoas foi muito gentil, leio coisas lindas, choro, comemoro demais o carinho. Como o livro tinha um lado denso, a Mila tem uma maldade tatuada na pele, fiz um acordo de não me ofender com as declarações ruins. Muita gente se impressiona com a minha calma. Ninguém é obrigado a adorar a personagem malvada que criei. Eu não me incomodo se alguém detona o meu trabalho. Respondo na mesma atenção. Porque sou profissional, para mim não existe unanimidade. Se a pessoa detestou algo que escrevi, quem disse que não pode gostar depois? Esse meu jeito já me aproximou de leitores.

Pri e Os Livros: Como é a participação em eventos de divulgação dos livros? 
Eu vou com toda a minha felicidade. Adoro visitar livrarias, autografar, tirar fotos, retribuir o tanto que os leitores fizeram e fazem na minha vida. Sempre que posso, faço evento. Tem sido uma enorme honra viajar o Brasil todo divulgando meu trabalho. Eu vejo como parte do trabalho, nem todo autor gosta, mas para mim é a maneira de comemorar com os leitores o nosso encontro. Os eventos para mim são uma festa.

Pri e Os Livros: Tammy se pudesse ser um personagem de algum livro, qual seria? 
Uma personagem de comédia romântica, com final feliz e príncipe encantado.

Pri e Os Livros: Você já está escrevendo outro livro? Tem algum outro projeto literário em mente? Se sim, conte um pouco sobre ele.
Eu terminei no final de 2011 Garota Replay e para minha total felicidade ele foi aprovado pela Novo Conceito. Eu comemorei muito! Desde o começo senti uma energia maravilhosa da editora. Acredito demais no profissionalismo e no talento da Novo Conceito. O livro sai em março de 2012 e estou curiosa para saber a opinião dos leitores. Dessa vez a personagem é do bem, uma fofa, mas tanta coisa acontece com ela... rs (Garota Replay já está no Skoob:http://www.skoob.com.br/livro/160914-garota-replay)

Pri e Os Livros: Deixe um recado uma mensagem para os leitores do blog e os seus leitores: 
Um beijo enorme para todos que curtem Pri e Os Livros. Pri, você é sempre muito querida comigo. Obrigada. E muito obrigada também para os meus leitores. Sem eles, eu não estaria aqui. Escrevi durante muito tempo só para mim, depois para a minha família, amigos e hoje é muito especial escrever para ainda mais gente, recebendo um retorno carinhoso de vocês. Meu trabalho só tem graça por causa desse apoio. Sejam sempre felizes.

Quer conhecer mais sobre a Tammy e seus livros? Acesse: 




3 comentários:

  1. Que entrevista gosotosa de se ler, hein? Fui lendo, lendo, lendo e derepente acabou! Nossa, gostei mesmo, a autora é super simpática.
    Sucesso a ela!

    ResponderExcluir
  2. Amei a entrevista...
    A Tamyy é tão atenciosa, simpatica :)
    Sucesso ao blog e a Tammy
    Bruna - Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  3. Pri, muito obrigada pelo carinhooooo! Muita gente comenta que trato bem os blogueiros e leitores e que isso é legal. Como eu não seria agradecida a cada um por tudo que tenho vivido? O apoio de vocês, cada um com sua energia, fez tudo acontecer na minha vida. Estou apenas retornando essa força linda que foi capaz de um monte coisas especiais na minha vida e tem me feito uma artista muito feliz. Obrigada e que seu Blog faça ainda mais sucessooooooo!!!
    Bjinhos. Tammy
    www.tammyluciano.com.br
    @tammyluciano

    ResponderExcluir