sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Resenha : Anjo Mecânico - Cassandra Clare


Livro: Anjo Mecânico

ISBN :  9789896571399

Autora: Cassandra Clare

392 páginas


Ano: 2012


Editora: Galera Record 

Anjo mecânico apresenta o mundo que deu origem à série Os Instrumentos Mortais, sucesso de Cassandra Claire. Nesse primeiro volume, que se passa na Londres vitoriana, a protagonista Tessa Gray conhece o mundo dos Caçadores de Sombras quando precisa se mudar de Nova York para a Inglaterra depois da morte da tia. Quando chega para encontrar o irmão Nathaniel, seu único parente vivo, ela descobrirá que é dona de um poder que capaz de despertar uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das forças do submundo


Olá pessoas, estou de volta com mais uma resenha, a primeira desde o retorno do blog. E não poderia ter começado melhor: vou falar sobre Anjo Mecânico de Cassandra Clare, super lançamento do ano da editora Galera Record (que cedeu o exemplar para esta resenha). Anjo Mecânico conta a historia de Tessa Gray, uma jovem de 16 anos que se vê sozinha após a morte da tia e vai embora de Nova York para a Londres vitoriana atrás de seu irmão.

Tessa parte para Londres cheia de expectativas e esperança de uma vida melhor com o irmão ao seu lado, mas logo que chega a cidade ela descobre que as coisas não serão tão fáceis assim: ela passa um tempo aprisionada por duas senhoras sombrias que a obrigam a desenvolver uma habilidade que até então Tessa não sabia que tinha:  ela era capaz de se transformar em outra pessoa desde que tivesse segurando algum objeto dessa mesma pessoa. Quando a situação parece chegar num nível insustentável, Tessa é salva por Will, um jovem bem diferente daqueles que Tessa costumava conhecer. E a partir daí a historia então se desenvolve.

Cassandra Clare é autora da famosa série Instrumentos Mortais que já conta com 5 livros, sendo 3 deles já lançados no Brasil. Anjo Mecânico é o primeiro de uma outra serie chamada  Peças Infernais , uma espécie de spin-off da primeira.  Apesar disso não senti dificuldade de entender o mundo criado pela autora. Cassandra descreve muito bem os cenários e situações sem se tornar cansativa ou repetitiva, e mesmo sem ter lido nenhum livro da primeira série, compreendi perfeitamente como o mundo dos Caçadores das Sombras funciona.

O cenário para a história se passa na Londres vitoriana, muitas décadas antes dos acontecimentos que acompanhamos na série Os Instrumentos Mortais. Mas a mitologia, as criaturas e a estrutura da história são as mesmas.  O enredo do livro é muito bom, com personagens bem diferentes entre si e que sempre entram em conflito e que são bem construídos. Ao longo dos capítulos vamos descobrindo um pouco mais da história de cada um daqueles que são chamados de Caçadores das Sombras.

Gostei muito de Tessa, que ao contrario das mocinhas de YA , não é irritante e confusa, mas sim muito determinada e segura de si. É claro que ela muitas vezes entra em conflito e fica muito sensível e confusa, mas apenas nos momentos certos. No geral gostei da personagem. Conhecemos também Will Herondale que é o “herói” da história, um caçador de sombra irônico, sarcástico que muitas vezes faz o que quer colocando os outros em risco e chega a ser irritante em muitos momentos. Mas quem mais me conquistou mesmo foi Jem Carstairs , um caçador doce, muito fofo , um verdadeiro gentleman , que tem a saúde frágil e é o único personagem que consegue freiar os impulsos de Will. Eu adoro quando encontro em uma história personagens diferentes que são amigos e acabam se tornando complementares.

Os demais personagens secundários são essenciais para o bom funcionamento da trama. Cada um com uma característica marcante que me cativou. Os vilões também são bem construídos, e gosto dessa mistura de mundos humanos e das sombras mostrando os pontos de vista de humanos e criaturas das sombras, tornando tudo mais interessante.

Achei alguns diálogos incompatíveis com a época mas nada que atrapalhe a leitura e o desenrolar da história. O ritmo de Anjo livro  é eletrizante desde o começo, cheio de momentos de reviravoltas, revelações bombásticas e muitas cenas de ação. Na verdade, é difícil conseguir largar o livro, principalmente do meio para o final quando as peças começam a se encaixar. A narrativa mescla momentos engraçados, diálogos inteligentes e romances, tudo na medida certa. Além disso, a batalha se desenvolve num clima meio steampunk, cheio de invenções, robôs e outras coisas que não vou dizer senão vou estragar a surpresa rsrsrsrs.

Bom, é isso, leitura super-recomendada, espero que vocês curtam tanto essa leitura como eu curti. Estou mais animada para ler a série de Instrumentos Mortais. Fico por aqui aguardando os comentários e ansiosa pela continuação da série. Parabens a Galera Record pelo lançamento e obrigada pela parceria. Bjnhos, Pri


ATENÇÃO: Quando esta resenha chegar aos 20 comentários vai rolar sorteio de kit com marcadores e livretos da Galera Record, incluindo marcadores de Anjo Mecanico, Apaixonados e da Série Instrumentos MortaisJ Comente e participe!!!


15 comentários:

  1. Como é bom voltar a ler suas resenhas maravilhosas, todas elas são tão gostosas de se ler...
    Bom, quanto ao livro eu estou bem curioso para lê-lo, assim como, claro, a série Instrumentos Imortais que ainda não tive a oportunidade de ler, mas acho que vou começar primeiro pela essa série, que se passa antes, e como gosto de ter uma visão clara dos acontecimentos e uma história sempre está interligada a outra, quero ler primeiro este.

    ResponderExcluir
  2. Oi, estou louca para ler esse livro mas acho que vou ler primeiro os três livros da série Instrumentos Mortais, você disse que dá entender bem e tudo mas é que eu já tenho eles. Parabéns pela resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Também acabei de ler há pouco tempo a série e amei completamente. Na verdade a cada livro que leio estou ficando cada vez mais apaixonada pela escrita de Cassandra Clare e com seus personagens criados. Eu poderia ficar hoooras falando sobre o livro ou sobre a autora, mas enfim...

    Beijos,
    Nane
    http://emsintoniacomoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ainda não vi um que não tenha gostado deste livro. Espero ler em breve.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um livro interessante...E, é uma coisa engraçada, mas eu tb presto atenção nos personagens secundários. Às vezes, eles conseguem me cativar mais do que o protagonista!hehehehe! Mas, não entendi...Eu não conheço a série e os livros da autora...Que tipo de mitologia ela trabalha? Criaturas das sombras???Não é vampiro, é? Bjins!

    ResponderExcluir
  6. Cara, adoro o jeito que a Cassandra escreve. Amei demais Cidade dos Ossos e estou relendo ele para fazer uma maratona de Os Instrumentos Mortais.
    Desde que saiu Anjo Mecânico, eu quero ler. Ainda mais por se tratar de uma história sobre o mesmo tema de OIM, só que em outra época.
    Que tudo!!!
    Adorei a resenha. Só me fez querer ainda mais esse livro.

    Beijos,
    Amanda Melanie
    Literatura em Série

    ResponderExcluir
  7. Estou lendo e adorando!
    Amo o tipo de escrita da Cassandra Clare!
    E achei muito legal ela lançar um spin off com tanta personalidade!

    ResponderExcluir
  8. Oi, estou publicando meu livro Quimera no blog http://quimera1.blogspot.com.br de forma independente.
    Para quem gosta de romance, aventura, ação e principalmente de ler. A história de Manuela, uma princesa moderna, que com os restos de seu castelo de areia desmoronado tenta encontrar um novo sentido na vida, às vezes tão cruel...
    “__Sim. O chefe da segurança ligou para o seu pai, e ele já está vindo. __Ele ainda me abraçava quando confessou. __Eu não devia ter ficado longe de você em nenhum momento da festa. Eu não me perdoaria se algo de ruim tivesse acontecido com você. __E apenas para mim eu comentei que ele estava certo, se ele não tivesse saído de perto de mim nada disso teria acontecido, ninguém teria morrido. Ou talvez tudo pudesse ser muito pior. E quem estaria morta seria eu. E perdida nesses pensamentos, senti sua mão no meu rosto, e não pude deixar de perceber que sua mão não era tão firme e quente quanto uma que me tocara há poucos instantes. Ela levantou o meu queixo, e antes que eu pudesse mergulhar no oceano daqueles plácidos olhos azuis, senti sua boca contra a minha, e por puro egoísmo, senti minha vida começar, enquanto outra se findava.”
    Blog: http://quimera1.blogspot.com.br/
    Facebook: http://www.facebook.com/blogquimera
    Twitter: http://twitter.com/blogquimera

    ResponderExcluir
  9. Amo a Cassandra Clare e estou com Anjo Mecânico aqui na estante esperando na fila.
    Instrumentos Mortais foi uma de minhas séries preferidas e estou cheia de expectativas *roendo unhas*

    BEijos

    ResponderExcluir
  10. Adoro a série Instrumentos Mortais e sou uma grande fá da escrita da Cassandra Clare, acho que ela é uma autora excelente. Morro de vontade de ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade, adorei a resenha :D

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da sua resenha, me empolguei agora e acho que vou tirar O Anjo Mecânico de uma vez da minha estante! Gosto muito de como Cassandra escreve, mas eu não sabia se a história seria tão boa quanto dos Instrumentos Mortais... Vou logo começar aler!
    Beijos, Caroline
    http://www.anothersimplewords.blogspot.com.br/
    caucaroline@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Também ainda não li a primeira série da Cassandra, Instrumentos Mortais, apesar de adorar as capas e estar bem ansioso desde que anunciaram que o volume um será adaptado ao cinema. Desde que vi a capa de Anjo Mecânico quando a Galera lançou me apaixonei, essa Londres vitoriana pe realmente lindaaa *-* Acredito que irei gostar bastante do livro, personagens bem construídos é essencial para que a trama desenrole! Parabéns pela resenha Pri ;D

    @HPJulioCesar
    juliocesar_2103@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Eu quero muito ler os livros da Cassandra Clare. Dizem tão bem que eu, um dia, tenho que separar um dinheirinho pra comprar. Gostei bastante da sua resenha, principalmente porque ela atiçou ainda mais minha curiosidade para com a série.
    Beijos!
    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. adorei sua resenha mas um pra ir pra listinha bjs

    ResponderExcluir
  15. Desde quando vi a capa...aiaiaia...achei diferente,e quis na mesma hora. Ainda mais pq todo mundo tá comentando e dizendo q a Cassandra é show!!! Parabéns pela resenha, me fez querer ainda mais!!! Grande abraço!!!!

    ResponderExcluir