Olá pessoas, estou de volta com uma novidade! Finalmente a coluna sobre filmes do blog vai entrar no ar. E o Pri e Os Filmes não poderia ter começado melhor, com uma das adaptações dos livros para o cinema mais esperadas por mim: Jogos Vorazes ( clap,clap, clap rsrsrs). O filme sobre o primeiro livro da trilogia de Suzanne Collins chegou as telas de cinema no dia 23 de março e eu fui assistir na estreia.
Sempre me decepcionei com adaptações para o cinema, tanto de livros quanto de revistas em quadrinhos (vide O Homem Aranha, X-Men) e confesso que estava apreensiva , com medo de acontecer o mesmo com Jogos Vorazes, que para mim foi um dos melhores livros que já li. (Confira a resenha aqui.) Mas a versão cinematográfica me surpreendeu positivamente.
Apesar de algumas modificações, acredito que necessárias para dinamizar o filme, a história em si e os acontecimentos foram bem fiéis ao livro. O ritmo do filme é bem intenso, e as sequencias dão um clima bem angustiante para a historia. Mas apesar de gostado muito do filme, acho que ele continua tendo o maior defeito das adaptações de livros: ser feito para quem leu o livro. Digo isso no sentido de que algumas cenas, principalmente as de recordações, flash backs, podem ficar muito soltas e sem sentindo para quem não leu livro, e é o que realmente acontece, já que minha irmã não leu o livro e acabava me perguntando como era no livro a cena que ela não tinha entendido.
Uma coisa que senti muita falta, foi da narrativa de Katniss, acho que isso ( e as criticas que ela fazia, enquanto tentava sobreviver) era para mim um dos pontos fortes do livro. É claro que se a narrativa fosse feita pela protagonista, algumas cenas do filme (como a primeira cena e cena da manipulação do jogo) não poderiam existir. Também senti falta de uma explicação sobre a inamica e as diferenças sociais entre os distritos. Deu para perceber que o Distrito 12 era bem pobre, mas não se fala muito dos outros distritos. Algumas cenas ficaram muito corridas, mas eu entendo que isso faz parte da linguagem do cinema e é realmente impossível colocar todo o conteúdo de um livro em pouco mais de 100 minutos de filme.
Quanto aos cenários, e figurinos a produção esta de parabéns. Os figurinos do Distrito de Katniss e todo o “glamour” e exagero das vestimentas e construções da Capital, criaram uma espécie de contraste que me agradou bastante (vide a cena do sorteio dos tributos, o figurino colorido de Effie é completamente o oposto dos tons terrosos e pálidos das roupas dos jovens). Mas em compensação, achei que o figurino de Katniss e Peeta para o desfile teve um efeito especial de chamas meio tosco. Esperava ansiosa por essa cena e o que vi não me surpreendeu muito. Outra coisa foi aquela pomada milagrosa que curava cortes profundos em uma noite: tudo bem que o filme é corrido mas não precisava ter exagerado tanto. E também não entendi muito bem aquela Cornucópia, mas no geral, os efeitos e locações cumpriram muito bem seu papel em dar vida a arena dos Jogos Vorazes.
Quanto ao elenco, gostei das escolhas e no geral, os personagens ficaram bem caracterizados. Foi impossível não sentir raiva de Haymicth logo no inicio da preparação dos tributos, mas depois consegui simpatizar com ele. Effie também soube ser irritante como no livro e Cinna (Lenny Kravitz) foi bem interessante e mas acho que poderia ter sido mais exótico (mas Lenny estava divo demais !!!) .A cena que ele se despede de Katniss é muito emocionante. Cato soube ser cruel e confesso que senti pena dele no fim do filme. E Rue? O que dizer de Rue? Que coisa mais fofa era aquela atriz! Aquele olharzinho desprotegido, pedindo para Katniss cuidar dela! Chorei na cena de sua morte ( que foi muito triste) e senti falta de um aprofundamento maior da sua relação com Katniss. E acho que poderiam ter explorado mais também a questão da rebelião do Distrito 11 , que ficou parecendo uma cena solta no filme.
O triangulo amoroso do filme também me agradou. Gale (lindo!!!) quase não apareceu nesse primeiro filme, mas me agradou como melhor amigo da protagonista. Peeta foi um fofo (como no livro) e a cena em que ele se camufla para sobreviver merece um premio de maquiagem (também estava super curiosa para ver essa cena!) e Katniss foi uma protagonista forte, endurecida pela vida e pela situação difícil em que se encontrava. Acho que a Jennifer Lawrence foi uma escolha feliz para o papel.
No quesito cenas de violências, acredito que apesar de fortes ( ver adolescentes se matando não é algo trivial) houve um esforço para que os combates não se tornassem um banho de sangue (maior do que o livro narra) e as cenas fossem as mais suaves (ou menos pesadas) possíveis. A tensão e a expectativa durante o filme são constantes. Mesmo sabendo o que iria acontecer, conseguia me surpreender com o desenrolar da história. A última meia hora de filme é realmente eletrizante. E claro, deixa a certeza da continuação (que estréia ano que vem não é mesmo?).
Senti falta da critica a sociedade do espetáculo que tanto chamou a minha atenção no livro. Acredito que a maioria das pessoas que viu o filme e não leu o livro, saiu do cinema sem entender isso. Jogos Vorazes foi uma agradável surpresa, gostei muito do filme e espero ansiosa por Em Chamas. É isso, vou ficando por aqui, espero que tenham gostado da nova coluna e comentem o que acharam do filme ok?
Confira algumas cenas do filme:
Fico por aqui, bjnhos Pri
Oi Pri,
ResponderExcluirCheguei a pouco do cinema e seu post me foi muito esclarecedor.
Tipo, fui com aquela ideia, vou ver o filme, se gostar leio o livro.
Depois de assistir ao filme fiquei com uma baita dúvida, assisto ou não assisto.
Bem, o que vc destacou em sua resenha foram as coisas que mais me intrigaram. Os curativos, a rebelião e até o triângulo amoroso, quis saber mais sobre isso, e ficou com aquela sensação, tá faltando alguma coisa.
Gostei do seu post. Acho que vou dar uma chance pro livro.
Bjoo
Pri, querida, mto bom ver vc comentando aqui no blog.Dê uma chance para o livro sim, vc vai gostar :D bjkas Pri
ExcluirAmei o review do filme, Pri =)
ResponderExcluirAcabei não vendo o filme. Achei melhor deixar para ver em dvd, quando ler. Vou acabar lendo os três em sequência e sou grata por poder! No tempo de Harry POtter, também perdi o primeiro filme na estreia, mas não deixei de ir ver - algumas vezes, mais de uma vez na mesma semana - cada um dos seguintes. Stuck with Harry 'til the very end <3
Aliás, vi que muitos fãs de HP curtem JV né? Eu tenho muita curiosidade pelo mundo criado por Suzanne, e estou louca pra mergulhar nele. Assim que concluir as leituras pendentes, começo *.*
Beijossss
This
Estou com muita vontade de ver o filme, mas ainda não li o livro. Acho que vou ler o livro antes de ver o filme, para não correr o risco de ficar boiando durante o filme.
ResponderExcluirEu ainda não assisti o filme, primeiro quero ler os livros, acho melhor. Mas, quero ler logo.
ResponderExcluirBeijos.
Ainda não fui assistir porque aqui não tem cinema, só na cidade vizinha da cidade vizzinha da minha. Mas um dia vou. To bastante curioso, ainda mais por não li o livro. Gostaria de ler o livro primeiro pra comparar, mas acho que não vou me conter.
ResponderExcluirUm amigo meu foi e disse que a produçao do filme é fantástica.
Que resenha é essa hein? Maravilhosa!
Pri, também me decepciono muito com algumas adaptações, inclusive alguns livros que gostei muito preferi não assistir à versão cinematográfica nem mesmo depois de ler - pra não perder as imagens construídas pela minha imaginação! Que bom que Jogos Vorazes te surpreendeu, mas vou optar por ler o livro primeiro! É sempre mais emocionante!
ResponderExcluirAi flor eu li a trilogia e amei! Vi o filme tb e achei muito bom mesmo, superou várias adaptações de livros que eu vi, e apesar de adorar as narrativas da Kat achei que o fato de não ter no filme foi muito bom ,porque se ela ficasse narrando ia facilitar para quem não leu mas ao mesmo tempo poderia tornar o filme mais parado, lento e assim não agradar ninguém, e eu adorei ver os organizadores dos jogos, mexendo na arena, dizendo onde aparece o que e quando, isso é algo que não temos no livro e achei incrível terem adaptado ao filme, minha irmã foi comigo e ela entendeu tudo, claro que eu ja tinha falado muito enchendo a paciência dela enquanto li os livros rsrs bjos
ResponderExcluirAdorei os cílios das pessoas da Capital *.*
ResponderExcluirVi o filme sem saber nada sobre ele antes e me surpreendi.
É difícil dizer uma parte que eu mais gostei mas creio que a cena que a kat beija o peeta foi uma das mais sem gracinha.
Que bjinho chechelento kkkkkkkkk
Que show Pri. Parabéns \o/
ResponderExcluirÉ isso ai, sempre enovando, tudooooooooo.
Ah, eu tô mega curiosa pra ler os livros, que ainda não li , pois meu box chegou dias antes de eu viajar, e o filme, :( também não vi. Mas irei ver essa semana, já tô em colicas, kkkkkkkkkkkkkk
Adorei o post, ficou lindo e vc retrata com muita essência, parabéns, e só me deixou mais curiosa ainda. :) bjo