sexta-feira, 29 de outubro de 2010

29 de Outubro – Dia Nacional do Livro !!! Vamos Comemorar!!!

Hoje, 29 de outubro, comemoramos o DIA NACIONAL DO LIVRO , uma data que, apesar de importante, ainda passa desapercebida. Acho que para compreendermos um pouco melhor a importância desse instumento importante de entretenimento, educação e cultura, que tal voltarmos no tempo e descobrirmos um pouco da historia dos livros.
 Todos nós já nascemos em um mundo onde os livros já existem há muito tempo, forrando prateleiras, figurando em filmes, vendendo em livrarias. Por isso, poucos acabam se perguntando de onde ele veio, de onde surgiu.
 O livro tem aproximadamente seis mil anos de história para ser contada. O homem utilizou os mais diferentes tipos de materiais para registrar a sua passagem pelo planeta e difundir seus conhecimentos e experiências.Os sumérios guardavam suas informações em tijolo de barro. Os indianos faziam seus livros em folhas de palmeiras. Os maias e os astecas, antes do descobrimento das Américas, escreviam os livros em um material macio existente entre a casca das árvores e a madeira. Os romanos escreviam em tábuas de madeira cobertas com cera.Os egípcios desenvolveram a tecnologia do papiro, uma planta encontrada às margens do rio Nilo, suas fibras unidas em tiras serviam como superfície resistente para a escrita hieróglifa. Os rolos com os manuscritos chegavam a 20 metros de comprimento. O desenvolvimento do papiro deu-se em 2200 a.C e a palavra papiryrus, em latim, deu origem a palavra papel.

            Nesse processo de evolução surgiu o pergaminho feito geralmente da pele de carneiro, que tornava os manuscritos enormes, e para cada livro era necessária a morte de vários animais.
O papel como conhecemos surgiu na China no início do século 2, através de um oficial da corte chinesa, a partir do córtex de plantas, tecidos velhos e fragmentos de rede de pesca. O papel é considerado o principal suporte para divulgação das informações e conhecimento humano. Dados históricos mostram que o papel foi muito difundido entre os árabes, e que foram eles os responsáveis pela instalação da primeira fábrica de papel na cidade de Játiva, Espanha, em 1150 após a invasão da Península Ibérica. No final da Idade Média, a importância do papel cresceu com a expansão do comércio europeu e tornou-se produto essencial para a administração pública e para a divulgação literária.

           Johann Gutenberg inventou o processo de impressão com caracteres móveis - a tipografia. Nascido, em 1397, da cidade de Mogúncia, Alemanha, trabalhava na Casa da Moeda onde aprendeu a arte de trabalhos em metal. Segundo dados históricos, em 1442, foi impresso o primeiro exemplar em uma prensa. Entre as produções está a conhecida Bíblia de Gutenberg de 42 linhas.
A partir daí o mundo não seria mais o mesmo. A partir do século 19, aumenta a oferta de papel para impressão de livros e jornais, além das inovações tecnológicas no processo de fabricação. O papel passa a ser feito de uma pasta de madeira, em 1845. Aliado à produção industrial de pasta mecânica e química de madeira - celulose - o papel deixa de ser artigo de luxo e torna-se mais barato.
Bom, conhecida a historia do livro, vou falar um pouco da minha historia com o livro. Não me lembro bem qual foi o primeiro livro que li, mas alguns marcaram bastante a minha infância. Alias devo agradecer muito a alguns professores, que sabendo do meu gosto pela leitura, me emprestaram livros e incentivaram a leitura desde sempre.  Abaixo estão alguns livros que me marcaram os primeiros passos na vida de leitora ... compulsiva ...rs.



                 Esses são ótimos livros da  Coleção Vagalume da Editora Ática, que eu recomendo para qualquer idade!!!





              Fernão Capelo Gaivota é um livro que li quando era pequena e depois na adolescência tive o prazer de reencontrá-lo ...rs... e claro que a senhora do crime estaria entre aqueles que aumentaram minha paixão pela leitura!!!  E vocês? Quais foram os primeiros livros que vocês leram? Quais foram essenciais para o inicio da aventura no mundo da leitura? Aguardo comentários, bjnhos Pri

Sites pesquisados sobre a história do livro :





Nenhum comentário:

Postar um comentário