sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Resenha : Melancia - Marian Keyes

Livro: Melancia
Título Original: Watermelon
ISBN: 8577991652
Autora: Marian Keyes
490 páginas
Ano: 2004
Editora: Bertrand Brasil

“Um livro encantador! Melancia é impulsionado pela presença de uma heroína charmosa, ao longo de uma trajetória vivenciada aos trancos e barrancos, e repleta de imprevistos, reunindo personagens peculiares e incrementado pelo estilo singular de Marian Keyes.”Nora Roberts
“Uma excêntrica comédia romântica... repleta do mais fino humor.”The New York Times Book Review
Com este romance engraçadíssimo e irreverente, a autora irlandesa Marian Keyes conquistou milhares de leitores no Brasil e no mundo. A protagonista Claire tem 29 anos, uma filha recém-nascida e um marido que acabou de confessar o seu caso de mais de seis meses com a vizinha também casada. Claire se resume a um coração partido, um corpo inteiramente redondo, aparentando uma melancia, e muita depressão, bebedeira e choro. Mas ela decide avaliar os prós e contras de um casamento desfeito depois de três anos e quando começa a se sentir melhor, o ex-marido reaparece para convencê-la a assumir a culpa por tê-lo jogado nos braços de outra. Claire vai recebê-lo, no entanto reservará uma bela surpresa para o ex.

E vamos a nossa primeira resenha!!! E acho que começamos muito bem. Falar de Melancia é tão agradável quanto a sua leitura. Já havia ouvido falar de Melancia há muito tempo e a curiosidade a respeito desse livro crescia a cada comentário que lia e/ou ouvia. Um belo dia passando por uma livraria vi a edição de bolso e não resisti, acabei comprando. E não me arrependi.
Melancia é um livro divertido, a começar pela capa bem sugestiva (aliás, adoro as capas dos livros da Marian!). Apesar de contar o drama de Claire que é abandonada pelo marido logo após dar a luz a sua primeira filha, a leitura é leve e divertida. Na verdade, ao ler esse livro, percebi que Claire poderia muito facilmente ser uma irmã, uma amiga, uma colega de trabalho ou quem sabe até nos mesmas (estou falando com as meninas, rs). O que mais me encantou em Claire, é que ela é humana (com todos os prós e contras que isso possa acarretar), muito próxima e parecida com qualquer mulher que tenha sofrido uma grande decepção amorosa (sem feminismos, ok?).
Apesar de ser uma trama previsível, Melancia consegue ser um livro que te prende do início ao fim, e que é “devorado” rapidamente, justamente pelo ritmo interessante que Marian (e Claire) dão a história. Vários personagens engraçados, esquisitos, comuns, cruzam a historia de Claire e nos rendem momentos engraçados, emocionantes. Na verdade, certas situações que são descritas, são hilárias, típicas de comédias românticas. A protagonista sofre horrores, e em muitos momentos sua dor me comoveu (não, eu não chorei) e em outros, Claire me pareceu muito egoísta ou muito tola (nesses momentos fiquei com raiva dela). O humor ácido e a ironia são bastante freqüentes no decorrer da história e confesso que esse para mim foi um dos principais motivos de adorar o livro.
A família de Claire é um caso a parte: acho que o livro retrata bem o caos familiar, mas também o amor que mantêm todos unidos. Gostei muito de como a relação da família vai amadurecendo ao longo do livro. Gostei muito também do amadurecimento de Claire. A personagem divaga muito, grande parte do livro é baseada nas suas reflexões, e acho que isso acaba criando uma certa atmosfera de proximidade entre Claire e o leitor. A história toma um rumo bem interessante quando Claire conhece Adam, amigo de sua irmã Hellen, mas vou deixar vocês curiosos¸ não vou falar mais nada, para que vocês possam ler o livro e descobrir o que ocorre.
Para quem quer uma leitura divertida, Melancia é uma ótima dica!!! Adoro quando fico ansiosa para ler um livro e ele não me decepciona!!! Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário