quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Resenha: Lerulian - A Queda da Cidade dos Homens - Dan Albuk

Livro:  Lerulian - A Queda da Cidade dos Homens  

ISBN :  9788576794516
 
Autora: Dan Albuk 

288 páginas

Ano : 2011

Editora : Novo Século 

A história de Lerulian ocorre em um tempo e espaço imaginário, um lugar inspirado no Planeta Terra e habitado por milhares de criaturas fantásticas. O Livro narra o conflito do jovem ferreiro Vaan Sorg, que do dia para a noite é obrigado a sair da Cidade dos Homens a mando do Rei Ulgl Aisen e encontrar ,na Cidade de Gravelt, um rapaz chamado Axel Amagog. Ao longo do caminho o rapaz encontra o mercenário exilado Rus Kaisir, que cumprindo ordens do Rei lhe entrega um pacote secreto que não deveria ser aberto por nenhum motivo até chegarem em Gravelt. Em pouco tempo, Sorg descobre que é uma peça essencial de um quebra-cabeça gigantesco, e nada é o que parece ser. É iniciada uma mortal corrida contra o tempo, onde uma espada decidirá quem irá ganhar ou perder. Alianças são formadas, cidades destruidas e amizades construídas ao longo do tempo. Em breve uma guerra estourará, e uma épica luta por poder, vingança e liberdade começará a ser travada pelo continente de Yvion. De que lado você está? Vida longa a Mão Branca

Olá pessoas, estou de volta para mais um resenha! O livro da vez é Lerulian do querido Dan Albuk, autor parceiro do blog que gentilmente nos cedeu um exemplar para análise. A capa do livro é bem interessante, tem uma espécie de mapa, e já nos deixa no clima dessa aventura. Falando em mapa, antes de começar a ler o livro, você encontra um mapa que vai precisar para se localizar durante a história.
Lerulian conta a historia do jovem Sorg, um ferreiro que de uma hora para outra vê sua vida virada de cabeça para baixo e precisa cumprir uma missão para não ser morto. E ai a aventura começa.
Como todo livro de fantasia, Lerulian reúne elementos já vistos neste tipo de historia, mas isso não chega a ser um ponto negativo, pelo contrário, Dan sabe utilizar muito bem os elementos clássicos de histórias fantásticas sem cair no clichê (no sentido pejorativo).
Dan nos leva a uma terra que apesar de pertencer a outro mundo, tem muito do estilo medieval, mas incrementada de criaturas fantásticas, monstros e armadilhas.  Justamente pela historia se passar em um mundo que não é o nosso, para que pudéssemos nos situar nesse local desconhecido, o autor descreve com detalhes as paisagens, os personagens, o que as vezes tornava a leitura um pouco cansativa, mas as informações eram necessárias para a compreensão da historia.
Durante sua viagem , na ânsia de cumprir sua missão e descobrir o que causou toda essa confusão, Sorg conhece alguns guerreiros e junto com esses companheiros vivencia situações difíceis, algumas até mesmo engraçadas, mas na maioria do tempo, ele e seus amigos não tem muito descanso. Enfrentam várias batalhas em ambientes inóspitos e muitas vezes sem saber o motivo de determinado conflito.
Apesar de todo esse sofrimento, a esperança de dias melhores é aquilo que move esses valentes heróis. Algumas passagens são muito bem elaboradas, como a do ninho de formigas e da sopa de cogumelo (não vou falar mais, porque não quero dar spoilers). Realmente essas partes me surpreenderam bastante!Depois que a fase mais descritiva do livro passa a narrativa ganha fôlego e não tem como não ficar curioso para descobrir se Sorg consegue alcançar o seu destino final.
O livro é muito bom e na verdade, seria um livro de apresentação e de lançamento de questões e suspenses para os próximos da série. O final deixa isso bem claro, pois esclarece algumas coisas e deixa pistas e questões a serem resolvidas.
Dan Albuk está de parabéns pelo seu livro e já estou curiosa para a continuação da saga de Sorg. Ah e claro, quero agradecer ao autor por ter cedido o livro. Obrigada e até a próxima, bjnhos Pri 

Quer saber mais sobre o livro e o autor? Acesse: 

3 comentários:

  1. Olha vou confessar que este tipo de leitura não é muito minha praia, mas a resenha me fez desejar ler o livro, ainda mais se tratando de série e eu ser viciada...kk, sem contar que ando em uma fissura tão grande por leituras e autores nacionais que estou querendo saber de tudo.

    Vou acabar tendo que ter este livro viu....ai ai ai

    Parabéns pela resenha ficou muito legal.

    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei do seu blog, e sua resenha esta ótima, seguindo, aguardo sua retribuiçao.
    http://adpiagge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Simplismente amei a trama, Pri. Adoro esses livros de guerras lutas heróicas, seres mitológicos envolvidos, e tudo mais. O Livro A Lenda de Arion que ganhei aqui no blog a um tempo atrás me encantou, amei o livro ele é simplismente fantástico, e esse livro em questão me fez lembrar dele, se amei o outro esse irei fascinar!
    Bela resenha, Pri, parabéns!

    ResponderExcluir