Livro: Admirável Mundo Novo
ISBN : 9788525046611
Autor: Aldous Huxley
398 páginas
Ano : 2009
Editora : Globo
Ano 634 d.F. (depois de Ford). O Estado científico totalitário zela por todos. Nascidos de proveta, os seres humanos (pré-condicionados) têm comportamentos (pré-estabelecidos) e ocupam lugares (pré-determinados) na sociedade: os alfa no topo da pirâmide, os ípsilons na base. A droga soma é universalmente distribuída em doses convenientes para os usuários. Família, monogamia, privacidade e pensamento criativo constituem crime. Os conceitos de "pai" e "mãe" são meramente históricos. Relacionamentos emocionais intensos ou prolongados são proibidos e considerados anormais. A promiscuidade é moralmente obrigatória e a higiene, um valor supremo. Não existe paixão nem religião. Mas Bernard Marx tem uma infelicidade doentia: acalentando um desejo não natural por solidão, não vendo mais graça nos prazeres infinitos da promiscuidade compulsória, Bernard quer se libertar. Uma visita a um dos poucos remanescentes da Reserva Selvagem, onde a vida antiga, imperfeita, subsiste, pode ser um caminho para curá-lo. Extraordinariamente profético, "Admirável mundo novo" é um dos livros mais influentes do século 20.
Olá pessoas, vamos com mais uma resenha ! Escolhi Admirável Mundo Novo como livro de ficção cientifica do Desafio Literário 2011, mas infelizmente não consegui terminar de ler antes do fim de abril. Este livro sempre me chamou a atenção pelo titulo e já havia ouvido falar sobre ele em alguns blogs.
Aldous Huxley, que viveu no inicio do século passado escreveu uma obra futurista que se tornou um clássico. O autor nos leva a uma sociedade futurista, mas não especifica em que ano , ou década, ou século estamos. A visão de Huxley sobre a humanidade e seu sistema é tão fantástica e ao mesmo tempo tão coerente que até assusta. O caráter atemporal da sociedade de Admirável Mundo Novo,me levou a refletir que na verdade não estamos muito distante dessa sociedade apresentada pelo autor.
A historia nos mostra um futuro distante em que as regras morais de nossa atual sociedade são esquecidas e tratadas como inferiores. Conceitos como família, casamento são ultrapassados e causam ate mesmo asco quando relembrados. Os seres humanos agora são gerados por maquinas. Incubadoras formam o corpo humano e é nesse ambiente artificial que o destino e as aptidões desses futuros cidadãos começa a ser traçado. Essa sociedade é dividida em castas, cada uma com suas funções e qualidades preestabelecidas e quando os bebes nascem passam por uma espécie de hipnose através do sono , em que características típicas de cada casta são introduzidas de modo inconsciente ( qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência...rsrsrs).
A sociedade prega a satisfação dos prazeres. O ato sexual é estimulado desde a infância, assim como a promiscuidade e o consumo. Ate mesmo para a tristeza há um remédio que quando tomado gera sensação de alegria. A idéia de Deus é considerada absurda e nesse futuro, Henry Ford, é tido como uma divindade. Os indivíduos de O Admirável Mundo Novo trocam expressões como “Pelo amor de Deus” por “Pelo amor de Ford”. A automatização é a lei nesse mundo novo. No meio desses cidadãos civilizados e alienados conhecemos Bernard Marx, um jovem que como poucos questionam o sistema. Numa viagem, Bernard conhece o chamado Selvagem John, que cresceu numa reserva indígena afastada e que acaba sendo levado para a civilização para que fossem feitas experiências.
Aldous escreve um livro cheio de jogos de idéias e linguagens, o que no inicio pode dificultar a leitura. Mas depois, é possível perceber que tudo faz parte da tentativa de nos transportar para dentro da atmosfera dessa sociedade futurista. A leitura serviu de reflexão sobre como nossa vida pode ser manipulada, claro que não no nível do filme, mas como muitas vezes não paramos pra pensar nas atitudes que tomamos de tão mecanizados que estamos. Era impossível não ler o livro e não lembrar de músicas como Admirável Chip Novo e Anacrônico da Pitty . Aldous foi um visionário e esse clássico deve ser lido e discutido por todos. Espero que tenham gostado da resenha, recomendo a leitura deste livro, bjnhos Pri
Muito bom, mesmo, Pri. Eis um livro que ainda não pode ler, mas em que tenho muito interesse. Se pararmos para pensar, livros como "Destino", "Jogos Vorazes", "Feios" e demais têm sua origem em livros como esse, de Aldous Huxley.
ResponderExcluirEu quero, um dia, conseguir ler esse livro. Sempre que eu tento começar aparece outro livro e eu dou prioridade rsrsr
ResponderExcluirOla. Belo blog. O meu se chama POET “Pages Of Erased Text”. Gostaria de uma informação (ou opinião). Sei que há bilhões de livros e ebooks no mundo, mas você sabe se tem muita gente que faz “blog-book”? O “blog-book” é um ebook publicado em blog (escrito e publicado simultaneamente, geralmente por capitulo). Estou iniciando um e gostaria de ter mais informação sobre isso, pois achei pouca coisa quando pesquisei.
ResponderExcluirE então? “blog-book”, alguém já ouviu falar? Confere aqui http://pagesoferasedtext.blogspot.com/
O nome do book é “Illegitimate”. Espero que goste. Obrigada desde já.
Pri,
ResponderExcluirEste livro é um clássico da literatura e muito bem conceituado.Faz muito tempo que li, preciso reler.
Bjs
Renata
www.tecergirassois.blogspot.com
Não li mas parece interessante.
ResponderExcluirGostei dessa capa.
Adoro livros futuristas e esse deve ser ótimo.
Bjs.
The Lost Girl
Leituras&Fofuras
Esse livro é o máximo! Fiquei muito feliz que o tenha lido.
ResponderExcluirExcelente resenha!
Abraços.
Só pra mim lembrou a música Admirável chip novo? HJSIUASHSIOUASH Ok, agora eu li até o final, que bom que não sou a uunica! Só que alem de lembrar, me deixou com vontade de ouvir, mimi
ResponderExcluirAdorei sua resenha, deve realmente ser muito legal!
xx carol
Aldous é genial! Invejo a capacidade dele!
ResponderExcluirOlá Pri!
ResponderExcluirAmei o blog, você está de parabéns!
Li esse livro a um tempinho e de fato ele entrou para os meus favoritos! Sou fã da Pitty e acabei conhecendo a obra após ler a história de Admirável Chip Novo (CD), no qual a cantora ganhou inspiração para o nome e a maioria das músicas após ler o livro de Huxley.
Beijinhos Pri!
http://usikre.blogspot.com.br/
gosto de muito livros hoje na aula eu descobri que como esse livro e realista e muito legal gosto muito do jeito que oi livro fala
ResponderExcluir