terça-feira, 16 de outubro de 2012

Resenha : P.S. Eu te amo - Cecelia Ahern


Livro: P.S. Eu te amo

ISBN :  9788581630625

Autora: Cecelia Ahern 

368 páginas


Ano: 2012


Editora: Novo Conceito

Gerry e Holly eram namorados de infância e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada. Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.


Olá pessoas, estou de volta com uma resenha muito especial para mim. Especial porque é um livro que eu queria ler a muito tempo e que mexeu muito comigo. Estou falando de P.S. Eu te amo, de Cecelia Ahern, lançamento de agosto da Editora Novo Conceito. Recebi o livro de parceria com a editora e não perdi tempo, comecei logo a ler.
O livro conta a história de Holly que vivia feliz com Gerry, os dois tinham um casamento perfeito, eram melhores amigos e cúmplices. Tudo ia muito bem até que um dia, depois de sentir uma forte dor de cabeça e procurar um médico, Gerry é diagnosticado com tumor cerebral avançado e sem chances de cura. Holly então larga tudo e se dedica a viver somente para o marido, que depois de muito sofrimento, morre. Holly se sente sozinha e perdida, até que recebe um envelope com dez cartas escritas por Gerry. Cada carta deveria ser aberta no mês estabelecido e continha uma tarefa a ser cumprida por Holly.  Cada tarefa dizia respeito a alguma dificuldade que Holly enfrentou junto com Gerry e que teria que aprender a lidar sozinha a partir de agora.
A história de Holly me tocou profundamente e a identificação com a protagonista foi imediata. A autora conseguiu retratar com perfeição como fica a cabeça e o coração de alguém que perdeu um ente querido muito próximo e vitima de uma doença, que o fazia definhar. O sentimento de impotência nessas situações é o pior de tudo. Nos primeiros capítulos encontramos uma Holly destruída, mal humorada, triste e sombria. Nada a estimula a querer seguir sua vida. Ela fica presa aos seus momentos com Gerry, tentando se agarrar a eles para não enlouquecer.
Holly é uma protagonista bem humana: ela não se faz de forte e muitas vezes ela é egoísta, presa na sua própria dor. O modo como ela reage às primeiras tentativas dos familiares e amigos em anima-la é bem real, ela reage com sarcasmo, com aquele sentimento de que se você tentar seguir em frente seria uma espécie de esquecimento, de traição com quem partiu. 
Mas a partir do momento em que Holly recebe as cartas, ela passa a querer melhorar por causa de Gerry. Quando Holly começa a cumprir as tarefas deixadas por ele, muitas coisas acontecem. É nesse momento que a autora consegue dosar muito bem momentos alegres, hilários, emocionantes, tensos e tristes e passamos a conhecer melhor o passado de Holly, seus familiares e amigos. Através de flash back descobrimos como foi a vida de Holly e Gerry e como os dois atravessaram a doença dele. Gostaria que a autora tivesse contado mais sobre como Gerry desenvolveu a ideia das cartas.
O livro não fica focado apenas em Holly. Os vários personagens secundários (muito bem construídos por sinal) tem suas historias e dramas contados e tudo se interliga e atravessa a vida de Holly também. Como na vida real, Holly num primeiro momento sente raiva das pessoas por seguirem com a vida, mas depois percebe que isso é necessário. Achei linda a amizade de Holly, Sharon e Denise, uma relação de amizade super-real, e cheia de altos e baixos. E da relação de Holly e sua família, principalmente o amadurecimento dela em relação aos irmãos.
Apesar de ser super denso e emocionante a leitura é rápida. É impossível não querer saber como Holly vai superar o que vai fazer quando chegar na ultima carta. A narrativa é feita em terceira pessoa, então temos uma visão neutra da história. A historia de Holly nos provoca vários sentimentos, alguns até mesmo controversos, e gosto quando um livro provoca isso. Vamos torcendo para que Holly supere o passado e consiga seguir em frente. O livro mostra uma história de superação e descoberta. As cartas de Gerry fazem Holly descobrir uma força que ela própria não sabia que tinha. É impossível não se emocionar.
O final é bem interessante e próximo a realidade da situação vivida por Holly. Só acho que a autora poderia ter aproveitado melhor o personagem Daniel, mas não vou falar muito, quando vocês tiverem a oportunidade de ler o livro vão entender rsrsrs. Queria conseguir falar mais sobre o livro, mas não consigo. P.S. Eu te amo é um livro que você tem que ler e sentir. Leitura recomendada, com certeza !!! Agora preciso assistir ao filme rsrsrs... Fico por aqui aguardando os comentários. Até a próxima e obrigada Novo Conceito pelo livro lindo!!! Bjnhos Pri
  

17 comentários:

  1. Oláaa! Muito boa a resenha *.* Adoreeeei!

    To louca para ler o livro *.*

    Supeeer beijo!

    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, só de ler a sua resenha já fiquei emocionada com a história...desde quando minha amiga viu o filme ela fica falando dessa história e agora com o livro...estou ficando doida para ler!..rsrsr

    bjus

    ResponderExcluir
  3. É o próximo livro a ser lido assim que eu terminar O Reino, acho que não comecei ler ele antes por que a letra dele é bem minúscula e praticamente sem espaçamentos de linha, né? Bom, vou ler ele daqui a pouquinho e em breve resenha tbm!

    ResponderExcluir
  4. Amei o filme, e estou louca para ler o livro!!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu sei que o livro é triste, que não tem nada haver comigo mas mesmo assim quero lê-lo pode isso hahaha? Eu e minhas cismas loucas...

    Boa Resenha Pri!

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  6. O filme é muito bom, mas com certeza o livro dá uma aproximação ao leitor que não é possível retratar no filme.
    O bom é que já temos rostos para imaginá-los enquanto lemos.

    @MissAustenBlog
    http://missaustenofficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Estou ansiosa para ler esse livro, adoro o gênero e achei a história linda. Só quero ver o filme depois de ler o livro!

    ResponderExcluir
  8. O Filme é ótimo,o livro deve ser melhor ainda ><

    ResponderExcluir
  9. Apesar de ser uma situação difícil, é legal ver como o personagem evolui. Como ele (no caso, ela) lida com a dor, com o luto e como consegue juntar forças para viver novamente.
    Acho que PS EU TE AMO é daqueles livros que nos fazem pensar: E se fosse comigo?
    E é por estas e outras que eu preciso muito ler este livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Pra te falar a verdade eu chorei tanto ao vero filme que tenho medo de ler esse livro e morrer seca!
    Mas é a história mais linda e romântica que já vi na vida! Acho que não vou escapar!
    Sua resenha ficou maravilhosa!

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li o livro, mas já vi o filme, e se o filme é maravilhoso daquele jeito, o livro deve ser muito melhor, mais cheio de detalhes!
    Adorei a resenha
    grande bjo

    ResponderExcluir
  12. Já sei todas as falas do filme!! Agora preciso decorar o livro.. hehe
    Gostei muito da resenha!

    ResponderExcluir
  13. Não tinha visto a resenha! Eu te enchi tanto pelo skoob e não vi a resenha!ahahahahaha! Agora sim. Então, pelo que parece vc gostou da leitura...O bacana é quando Holly vai para a Irlanda! Há um outro filme lindo, que eu recomendo: " Casa Comigo?" , a protagonista é a atriz de "Encantada", Amy Adams...Eu a acho um encanto e o filme tende um pouco para situações cômicas, com ela passando por uma enorme onda de azar (ou não?)!rs! Vale a pena! Bjocas!!!!

    ResponderExcluir
  14. O filme desse livro é maravilhoso!

    O livro parece ser tão bom qto. Emocionante.
    Certeza de lágrimas nos olhos...

    ResponderExcluir
  15. Estou MUITO ansiosa pra ler este livro, parece ser maravilhoso!!!!

    ResponderExcluir
  16. Sou louca para ler esse livro, e para assistir ao filme também! ^^
    Sua resenha só me deixou ainda mais ansiosa para correr comprar o livro...
    Já tinha lido algumas resenhas desse livro e quase todas foram positivas..
    Quero quero!
    Beijinhos
    http://tyelehopes.blogspot.com/

    ResponderExcluir