segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Resenha : Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Livro:  Jogos Vorazes

ISBN : 9788579800245

Autor:Suzanne Collins

 397 páginas

Ano : 2010

Editora : Rocco  

Jogos Vorazes acontece em um período não identificado do futuro, em uma nação conhecida como Panem, isso tudo após a destruição da América do Norte. Panem consiste em um rico distrito, o Capital, e ao redor desse há outros doze distritos mais pobres.Como castigo por uma rebelião anterior contra o Capitol, a cada ano um menino e uma menina de cada distrito, com idades entre doze e dezoito anos, são selecionados por sorteio e forçados a participar dos Jogos Vorazes, um evento televisionado onde os participantes, ou “tributos”, devem lutar até a morte em um arena ao ar livre, até que apenas um permaneça.A história segue a vida de Katniss Everdeen, uma menina de 16 anos que se voluntaria a jogar o 74º Jogo no lugar de sua irmã mais nova, Prim, quando essa foi escolhida para participar dos Jogos. O rapaz Peeta Mellark também foi escolhido para participar, sendo este do mesmo distrito que Katniss, ele já salvou a vida dela dando o próprio pão, quando a família de Katniss estava passando fome.

Olá pessoas, estou de volta com mais uma resenha. Uma resenha que tem um gosto especial para mim, já que esperava ansiosamente para ler Jogos Vorazes, pois há muito tempo acompanho a opinião de diversos blogs literários sobre esse livro e a maioria sempre foi muito positiva.
Vamos então começar pela capa! Adorei a capa, apesar da minha não ser hard cover, achei muito bonita e bem trabalhada e achei legal porque a capa representa algo relacionado à trama do livro. Quem já leu, já deve saber do que eu estou falando...rs
Quando li na capa a citação de Stephen Meyer sobre o livro:

" A história me fez passar várias noites em claro porque, mesmo quando terminava de ler, ficava acordada pensando. Jogos Vorazess é surpreendente!"

não havia entendido muito bem a razão dessa citação, mas foi só começar a leitura que entendi perfeitamente o que ela quis dizer... rs
A autora nos leva a um futuro nada animador, onde o que era os Estados Unidos, agora é uma região, um país chamado Panem, governado com mão de ferro por um regime totalitário. Os 12 distritos de Panem, fornecem materiais e alimentos para a chamada Capital e a maioria dos habitantes desses distritos lutam contra a fome, o frio e o próprio regime para sobreviver. É nesse cenário que se desenvolve a história do livro.
Suzzane Collins criou uma história de peso, coerente, sua narrativa é dinâmica, beirando a perfeição e é quase viciante. É muito difícil começar a ler Jogos Vorazes e conseguir parar poucas paginas depois. Eu literalmente devorei o livro. E para ser sincera , só não acabei antes, porque precisava muitas vezes parar para retomar o fôlego  e ficava refletindo o quanto a realidade dos personagens era cruel.
Jogos Vorazes é um o primeiro livro de uma trilogia que para mim, tem tudo para se tornar um clássico. Suzanne inovou no modo de tratar a ficção cientifica. O livro tem uma crítica social forte, e muitas vezes me lembrou filmes como V de Vingança ( espero não estar viajando muito). Alem de retratar a crueldade dessa sociedade futurista, a narrativa nos leva a refletir um pouco sobre a nossa atual sociedade e o quanto corremos o risco de naturalizar questões e situações desumanas e violentas.
Falando nos personagens, o livro está repleto de personagens interessantes, profundos e muito bem elaborados, que se encaixam na história muito bem. Alguns são perversos, outros são misteriosos, alguns são bastantes críticos. A protagonista da história Katniss é uma personagem fantástica, que mesmo antes dos jogos começarem já se mostra uma heroína, ao cuidar da mãe e da Irma mais nova e ao se oferecer no lugar dela para ir para a Arena dos Jogos. Temos Petta também, que durante todo o livro parece uma incógnita. Na verdade, depois do livro também, rs... vamos ter que esperar os próximos livros da trilogia para saber o q eu Petta na verdade está tramando...rs.
O livro é recheado momentos tensos e tristes.  Há cenas de violência, romance, alguma comédia,  mas a maior parte do livro é de pura tensão e adrenalina. A narrativa se torna mais intensa a medida que os jogos vorazes começam e se desenrolam. Katniss narra o livro e Suzanne nos fez mergulhar fundo nos seus pensamentos, medos, coragem, saudades e confusões sentimentais. Katniss é uma personagem marcante, assim como muitos que aparecem na trama. Não há como não torcer para que ela sobreviva a essa loucura dos jogos. As cenas dos jogos são narradas com uma riqueza de detalhes que
garantem muita emoção e adrenalina, como se fossemos um dos habitantes de Panem que assistem os jogos pela TV, mas ao mesmo tempo nos despertam pena dos participantes e revolta contra a Capital. Katniss e os demais são feridos física e psicologicamente e apesar de ser a protagonista, Katniss não tem uma vida fácil antes e durante os jogos. Como já foi dito, esse o primeiro livro de uma trilogia, então o final deixa muita coisa no ar, para que seja descoberto e entendido nos próximos livros...
Não tenho muitas palavras para explicar o que é Jogos Vorazes. Sei que é um livro que merece ser lido, porque apesar de uma historia de ficção cientifica, nos leva a refletir sobre vários setores de nossa vida.  Poderia escrever uma resenha enorme sobre esse livro, só falando dos seus pontos positivos ( que superam as deficiências de qualquer história), mas acho que esse é aquele tipo de livro que você so vai entender o que as pessoas dizem a respeito dele se você mesmo ler. Então fica ai o convite, tenho certeza que quem ler não vai se arrepender. Só um aviso: prepare o coração porque Jogos Vorazes é adrenalina pura! Rs... é isso pessoas!!! Até a próxima, bjnhos Pri
 

7 comentários:

  1. A resenha ficou ótima!! Também amei Jogos Vorazes, estou ansiosa para ler os outros livros da trilogia.

    ResponderExcluir
  2. Jogos vorazes é mesmo demais né?! *-*
    Super tenso mas achei demais, me apaixonei pela história!
    Mal posso esperar pela continuação!

    Ótima resenha Pri :D

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico

    ResponderExcluir
  3. Eu amei esse livro. É bem verdade que eu imaginava que teria mais mortes violentas e na verdade foram bem tranquilas e a katniss quase não se envolveu nelas, mas a história é incrível, nos faz refletir sobre algumas coisas

    Beijos
    Amanda
    Vício em livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Prim, como eu disse na minha resenha, eu adorei e foi melhor livro que eu li ano passado, não vejo a hora de ler "Pegando Fogo". É inesquecível e um dos melhores livros que lí na minha vida! :)

    Beijos,
    William,
    www.viciodecultura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Deus do céu, eu já tava louca pra ler esse livro, e agora então... Eu também fiquei com vontade por ouvir falar mto bem dele e tal, mas por causa do preço eu ainda não o comprei )): Enfim, tenho mta vontade e tu ainda me provocasse mais, risos.

    Beijos, adorei.
    Kaká

    ResponderExcluir
  6. Adoroo esse livro!!! Comprei ele e as continuações em inglês mas ainda não tive coragem de ler rsrsrsr

    ResponderExcluir
  7. Poxa, você tirou as palavras da minha boca! huhuahusas Há muito tempo que não leio um livro tão empolgante quanto "Jogos Vorazes"! Depois da decepção que tive com "Cidade dos Ossos" (que também falaram MUITO bem) fiquei um pouco preocupado com as opiniões sobre esse livro. Mas foi ótimo! Não vejo a hora de pegar o segundo volume! Parabéns pela resenha, Pri! Como sempre, você não decepcionou na excelente descrição do livro! Beijos

    ResponderExcluir