sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Resenha : Esmera - A. P. Ribeiro

Livro: Esmera
 
ISBN : 9788560434619
 
Autora: Ana Paula Ribeiro
 
168  páginas

Ano : 2010

Editora :Porto das Idéias

Você tem em suas mãos, e ao alcance de seus olhos, a senha e o portal para um mundo encantado. Mas fique avisado, o retorno será difícil, e muitas vezes adiado.No reino das palavras, encontrará o que há de mais envolvente e convidativo no mundo da fantasia, e logo nas primeiras páginas se sentirá atraído para esse universo mágico. Um mundo que nos envolve completamente, trazendo à superfície nossos sentimentos através de seus personagens. Onde o real mistura-se com a fantasia, e a magia preenche nossas mentes e corações. Bem vindo ao mundo de Esmera!
Nossa primeira resenha do ano é mais uma grande surpresa de um novo talento nacional. Esmera, livro de Ana Paula Ribeiro, foi escrito quando a autora tinha apenas 18 anos. É um livro sobre magia e sua capa faz muito bem o papel de apresentação do livro. É muito bem feita e parece realmente algum livro sagrado que encontramos nos livros de magia.
Esmera narra a história de Anika, uma jovem de 15 anos, órfã, que de repente descobre ser a esperança de um mundo paralelo : Esmera, sendo obrigada a voltar para sua terra de origem e enfrentar a fúria daqueles que querem matá-la. Apesar de pequeno, Ana consegue retratar bem a história, o cenário, os personagens. Todos os elementos importantes da história estão bem caracterizados , o que facilita nossa viagem ao mundo de Esmera, onde algumas pessoas utilizam dragões para se locomover e os personagens possuem dons especiais, alguns relacionados aos elementos da natureza.
A linguagem é simples e clara e Ana cria um enredo bem estruturado para contas as histórias e descobertas de Anika. Os personagens, como em todo bom livro de magia, são sempre muito leais, dedicados e os vilões sempre muito perversos. A história tem algumas reviravoltas que só aumentam a sua qualidade. A leitura de Esmera é super rápida e gostosa. Li o livro em dois dias, não aguentava de curiosidade para saber se Anika alcançaria seu objetivo, se suportaria a pressão e cumpriria seu destino. Elementos, como traição, intrigas e romances contribuem para tornar a história interessante.
O livro é narrado em terceira pessoa e assim temos uma noção clara e emocionante dos sentimentos dos personagens, o que me levou a torcer muito por Anika e seus amigos! O livro é super cativante, Ana está de parabéns, ficava triste percebendo que as páginas se acabavam tão rápido...rs... queria saber mais sobre Esmera!!! O final... bem, eu fiquei surpresa com o final e até certo ponto muito triste, mas falando com a Ana descobri que Esmera terá uma continuação, me deixando mais tranquila... na verdade, ao longo da narrativa é possível perceber que isso vai ocorrer. Gostaria falar muito mais de Esmera, o livro é muito bom, recomendo a todos, mas se eu falar mais vou acabar contando muito do livro, e não quero estragar as surpresas que o mundo de Esmera reserva. Ah... e antes de terminar, adorava as cenas de batalha, descritas por Ana ... Anika realmente é uma personagem marcante! Fico por aqui, parabéns a mais esse novo talento nacional !!! Bjnhos Pri

Quer saber mais sobre o livro e a autora? Acesse:

4 comentários:

  1. Eu tinha visto esse livro no Skoob, mas não imaginava que a estória envolvia mundos paralelos e dragões *-*. Anika me parece ser uma personagem forte e não mocinhas trágicas.a cho que vou gostar desse livro.

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler esse livro...
    Esse ano vou ler com certeza.
    Ótima resenha.
    bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Nunca tinha visto esse livro, mas gostei da sua resenha (além de ter gostado do exemplar, claro). Por isso, te indiquei no Resenhas 10+, um quadro em meu blog com as 10 melhores resenhas dessa semana. Depois dê uma passada lá, espero que goste!

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Legal!
    Parece ser uma ótima história mesmo.
    Mundos encantados sempre são bem vindos <3
    E eu tinha uma personagem em um RPG que eu jogava que se chamava Anika.
    Queeeeeeeeeeero lerrr!

    ResponderExcluir