domingo, 27 de maio de 2012

Resenha : Estilhaça-me - Taheref Mafi

Livro:  Estilhaça-me

ISBN :  9788563219909


Autora: Tahereh Mafi 


304 páginas


Ano: 2012


Editora: Novo Conceito


Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.  



Olá pessoas, estou de volta com mais uma resenha. Esse livro era muito esperado e recebi de parceria com a editora Novo Conceito. Estou falando de Estilhaça –me livro de estréia de Tahereh Mafi que a editora lançou em março deste ano. O livro é uma distopia, que conta a historia de Juliette, uma menina de 17 anos de idade que está sendo mantida isolada (presa) porque seu toque pode matar qualquer pessoa. O livro se passa em um futuro onde a vida na Terra se tornou muito difícil e a sociedade agora é controlada (subjugada) pela entidade chamada O Restabelecimento. Juliette está numa espécie de manicômio e não tinha contato com ninguém, ate que um rapaz é colocado em sua cela. A partir daí sua vida muda e ela começa a descobrir o que há por trás de tudo o que está passando.
O livro tem uma capa linda (acho que é igual à capa original),  a diagramação está ótima e a autora o dividiu em capítulos curtos, dando mais velocidade a narrativa e a leitura. Quem nos conta a historia é a própria Juliette, o que nos permite mergulhar em sua mente e descobrir junto com ela os mistérios desta distopia.
A narrativa criada pela autora é diferente de tudo o que eu já tinha lido antes, reflete muito bem o estado de Juliette, uma pessoa que passa muito tempo presa, sem traçar um dialogo com ninguém e sem saber como está o mundo em que vivia e o que o futuro lhe reserva. Em alguns momentos chega a ser angustiante acompanhar os pensamentos da protagonista, mas acho que esse foi o objetivo da autora. Alem disso, uma coisa que achei bem estranha, mas que depois achei que foi um dos diferenciais do livro foi a forma como a autora construía alguns pensamentos de Juliette, em quase todo o livro, como se estivessem sendo escritos e riscados. Foi uma forma criativa de entender toda a confusão de alguém que descobria o mundo de maneira confusa e intensa,  tendo sensações e sentimentos muito intensos, ódio, amor, duvidas e esperanças, tudo ao mesmo tempo.
Quando Juliette conhece Adam, o rapaz que vai dividir a cela com ela, sua vida muda completamente. Ela tem dificuldades em se relacionar com ele , mas depois acaba se apaixonando. Ao longo da história , muitas situações colocam esse sentimento em dúvida. A única critica que tenho a respeito do romance, é que acho que ele ocorreu rápido demais e em alguns momentos, achei o sentimento de Adam por Juliette e vice-versa exagerado.
(SPOILER!!!) Quando Juliette é resgatada da prisão, ela conhece Warner, que se mostra um vilão implacável e muito irritante. É nessa hora que Juliette percebe o quanto o mundo está degradado e doente. Gostei muito do fato da autora ter tratado, mesmo que de forma superficial, o quanto a degradação ambiental, levou a vida na Terra a quase extinção.
Eu acho que em alguns momentos os pensamentos de Juliette se tornaram repetitivos. Alem disso, um dos poucos pontos negativos do livro é que senti falta de mais descrições sobre como o colapso da sociedade se deu e como o mundo funcionava naquele momento e também de mais informações sobre a vida de Juliette antes dela ser presa. Mas como esse é o primeiro livro de uma série, espero que a autora responda a essas questões nos próximos livros.
Quando o livro vai chegando ao final, vamos descobrindo mais coisas a respeito das habilidades de Juliette. E a reviravolta que ocorre nos últimos capítulos, deixa o livro com um certo ar de “X-Men” e para ser sincera, eu adorei, porque gosto muito da temática do desenho/HQ e  acredito que se bem trabalhada pode ter sido realmente uma boa saída para a autora trabalhar o mistério que envolve as habilidades de Juliette.
Bom, era isso o que tinha para falar do livro. Me surpreendeu positivamente e espero que a continuação seja lançada em breve! Obrigada a Editora Novo Conceito por ter cedido o livro para a resenha! Fico por aqui, aguardando os comentários , bjnhos Pri




27 comentários:

  1. Olá!!!

    Gostei da sua resenha! Relatou os pontos principais da narrativa, por ser tão rica, já que modifica de acordo com o espírito da protagonista.

    Gostei bastante do livro, agora é só aguardar o lançamento dos próximos livros da série. xD~ Creio que seguirá um estilo X-men.


    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou doida para conferir o livro. Ouvi tantos comentários bons, de que ate daria um ótimo filme. E eu estou super curiosa sobre o livro. Sobre as palavras riscadas teve muita gente que não gostou, mas acredito que essa foi a intenção da autora.

    ResponderExcluir
  3. Todos dizem que estão amando o livro, com uma pintada de X-Men,e vou dizer: Mais um motivo para que eu leia, quero ler muito, mais tanto que será o próximo livro estrangeiro que vou comprar, e sou fã de x-men!
    Bela resenha, Pri!

    ResponderExcluir
  4. Amo esse livro...
    Ainda nao sei por que nao comprei...
    :s

    parabéns pela resenha
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Já li muito sobre esse livro e quero muito ler para formar minha opinião. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  6. Cássia Oliveira29 de maio de 2012 01:44

    Estou louca pelo livro, e espero também me surpreender positivamente! Já tinha ouvido falar que a distopia é pouco explorada, que a sociedade podia ser mais bem descrita e tal, mas que vale a pena a leitura mesmo assim!

    ResponderExcluir
  7. Estou doida pra ler este livro, já li vários comentários positivos e os seus me deixaram muito curiosa.
    É bom que a narrativa do livro mude conforme os ânimos das personagens, isso deixa a história mais real, mais envolvente no meu ponto de vista.
    Distopia está presente na literatura de forma quase que exagerada, daqui a pouco cansa.
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://www.trocandoconceitos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá, adorei a resenha e sei que vou adorar ler o livro... Beijinhos xará!

    ResponderExcluir
  9. Estou louca para ler esse livro!! Ele me conquistou a partir da capa, que acho linda, também achei interessante a sinopse, amei o título e as resenhas só confirmam o fato de ser um bom livro!

    ResponderExcluir
  10. vi muitas resenhas comparando esse livro, com o x-men?. vários dias sem ser tocada por ninguém por ser fatal, interessante como muuuuuito ler esse livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Gostei de voce ter destacado as criticas, isso sempre acontece em melhores livros, mas poucos são as pessoas que dizem. Só para completar a resenha esta otima tambem. Essa semana eu fui comprar uns livros e teveram alguns que tive que deixar para a proxima, como este mas pretendo compra-lo logo logo.

    ResponderExcluir
  12. Que lindo esse livro. Parece ser tão perfeito, e é uma história bem intrigante, de verdade. Amo essas coisas surreais.

    ResponderExcluir
  13. Eu estou super curiosa para ler esse livro, Muito boa a resenha.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  14. Gostei da resenha..estou muito curiosa para ler esse livro!

    ResponderExcluir
  15. Resenha muito bem estruturada, estou louca pra ler este livro!

    ResponderExcluir
  16. Muito boa sua resenha. Já li tanta coisa sobre o livro, e com tanto spolier, que acho que conheço toda a narrativa. Por se tratar de uma trilogia vou demorar muito para ler o primeiro livro, gosto de esperar que toda a série esteja em minhas mãos porque sou muuuuito ansiosa

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha,
    Estou doida para ler esse livro, amei a história!!

    ResponderExcluir
  18. A personagem principal me lembrou a Vampira de X-men. hahahha
    Achei a história muito interessante e confesso que estou enlouquecendo, pois só estou vendo a minha listinha de "livros para ler" aumentar e o meu tempo diminuir. Cada dia que passa, parece que os lançamentos ficam melhores e dá vontade de ler todos

    ResponderExcluir
  19. Já li várias resenhas positivas desse livro e fiquei muito curiosa! Parece que realmente, todo mundo tá gostando! Quero muiiiito ler! haha Adorei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  20. Bem interessante! Me lembrou a Vampira do X-men... Bem curiosa pra ler!

    ResponderExcluir
  21. Estou louco pra ler este livro faz tempo *-*
    E com a sua resenha me deu mais vontade ainda =]]]
    Realmente muito boa a sua resenha!

    ResponderExcluir
  22. Achei demais a ideia da história. Parece genial mas como tu disse, deve até dar uma angustia ao ler. E quero ler logoo! Bela resenha =)

    ResponderExcluir
  23. A história foge do cliche e isso da muitaa vontade de ler
    porque não fica uma coisa previsivel!
    louca para ler o livro!

    ResponderExcluir
  24. Lendo a sinopse só me lembra a Vampira do X-men, rs

    Mas lendo sua resenha, me deu grande curiosidade.
    Adoro livros com personagens e seus poderes sobrenaturais!! *-*

    ResponderExcluir
  25. Muito boa a resenha, deu vontade de ler. Uma história diferente é o que eu gosto *-* Adoro histórias que fogem um pouco da realidade e que o final não é obvio.

    ResponderExcluir
  26. Já li várias resenhas e sempre fico com uma vontade enorme de ler este livros! Já fico até imaginando o segundo livro sem nem ler o primeiro..rs

    ResponderExcluir
  27. ótima resenha, estou louca por esse livro!! ^^)

    ResponderExcluir