sexta-feira, 18 de maio de 2012

Resenha : Tortura Cor de Rosa - Lycia Barros



Livro:  Tortura Cor de Rosa 

ISBN :  9788589829103

Autor: Lycia Barros 

149 páginas

Ano : 2011

Editora : Habacuc



Ao mudar-se para São Paulo com seus pais, Ava pensou que poderia ter uma vida normal, como a de todas as meninas da sua idade, que têm amigas com quem conversar, com quem sair e com quem divertir-se naquela cidade cosmopolita. O novo bairro é bonito e elegante, e o novo colégio parece-lhe uma promessa de novos dias por viver, repletos de bons acontecimentos. Porém, já no primeiro dia de aula, Ava descobre que nem mesmo ali a vida é perfeita. Sem que saiba direito como, torna-se alvo de uma garota cruel, que está sempre cercada por fiéis seguidoras, com as quais forma uma espécia de gang. É quando tem início o bullying, que tornará a vida de Ava um inimaginável e completo inferno. "Ava encarou-a por um momento, abalada, tentando disfarçar o pavor que se espalhava pelo seu corpo e as lágrimas que ameaçavam cair de seus olhos. Sentiu-se tomada por um ódio desconhecido. Queria asfixiar aquela garota. Jamais, em tempo algum, pensara que um dia fosse sofrer ameaças daquele tipo, de humilhação mórbida. Dois sentimentos fortes brotaram-lhe: a indignação e o desejo de vingança. Porém, o medo se espremeu entre eles. Se Jaque tinha mesmo feito aquilo com Yoshie, porque não faria com ela?"

Olá pessoas, estou de volta com mais uma resenha para vocês.  Trago a minha opinião sobre Tortura Cor de Rosa ( adorei esse título) da querida autora e parceira do blog Lycia Barros. Já pude ter contato com o trabalho da Lycia através do book tour do livro A Bandeja (confira a resenha aqui) e gostei muito do modo como ela cria os personagens, desenvolve a história e as propostas que ela possui em seus livros.
Tortura cor de rosa conta a história de Ava, uma menina muito tímida, que tem muita dificuldade em fazer amigos e que ao se mudar para São Paulo e para uma nova escola, começa a ser perseguida por uma das garotas populares do colégio. O livro tem pouco mais de 140 páginas, mas o sofrimento de Ava fica bem evidente ao longo dos capítulos.
A autora criou uma história bem estruturada, que poderia acontecer com qualquer um.  Infelizmente gostaria de dizer que isso é obra de ficção, mas o que Ava sofreu nas mãos de Jaqueline, com os apelidos criados, as agressões verbais e físicas, tudo o que nós que já fomos alunos ou no meu caso que agora sou professora sabemos que existe. A narrativa de Ava nos revela seus pensamentos sobre a vida, seus sentimentos por Lucas, seu sofrimento pela perseguição e por problemas familiares que surgem. É impossível não se perguntar se aquele sofrimento não terá fim e não torcer por Ava, que é tão doce e tímida.
Ava não consegue se abrir com os pais a respeito dos problemas que está passando por diversos motivos e isso acaba agravando sua situação. E como desgraça pouca é bobagem, ela se apaixona pelo rapaz que sua “amiga” gosta.
O livro aborda problemas atuais da juventude de forma bem realista. A linguagem é voltada para o publico mais jovem, mas acho que vale a pena qualquer um ler. E gosto muito da mensagem sobre fé que Lycia passa em seus livros e isso independe de religião também. A leitura é fácil e super rápida e super recomendada.
Parabéns Lycia por mais esse belo livro e pela mensagem de otimismo que você leva aos seus leitores! Fico por aqui aguardando os comentários, bjnhos Pri

Quer saber mais sobre a autora e o livro? Acesse:

                               Site da Autora – Skoob do Livro – Skoob do Autor – Twitter 


7 comentários:

  1. Pri,
    Já ouvi falar dos livros da Lycia Barros e constantemente leio resenhas positivas a respeito deles, das mensagens de fé e de amor que a autora passa em suas palavras.
    O bullying é uma realidade e um assunto atual, do qual dificilmente escapamos e que rende muita história. Triste, mas melhor se houver a superação, como me parece o caso de Ava.

    Beijinhos!
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  2. Ainda quero ter a oportunidade de ler os livros da Lycia. Espero que isso aconteça logo.

    ResponderExcluir
  3. O título é bastante e realmente muito interessante, mas vou confesar, não me interessei pelo o livro tanto quanto pensava que ia querer.

    ResponderExcluir
  4. Cássia Oliveira19 de maio de 2012 03:19

    Também achei super bem bolado esse título, mas o livro sinceramente não faz meu tipo!

    ResponderExcluir
  5. Acho que esse livro é indicado para adolescentes, mas confesso que fiquei curiosa para ler!

    ResponderExcluir
  6. Parece sim um livro estilo YA, e tem uma Estória bem interessante, apesar de não ser meu estilo de leitura, ainda leio quando me despertam curiosidade :)

    ResponderExcluir
  7. Oi, Pri!
    Eu também adorei o nome do livro, mas confesso que não curti muito a capa =P
    Parece uma história mais leve, apesar do "bullying", da perseguição... Bem sei como essas bobagens de escola podem crescer e se tornar coisas sérias =/ Lycia é uma fofa, espero ler os livros dela também em breve *.*
    Beijo, amiga o/

    This

    ResponderExcluir