sexta-feira, 4 de maio de 2012

Resenha: Um Homem de Sorte - Nicholas Sparks



Livro:  Um Homem de Sorte 

ISBN :  9788563219138


Autor: Nicholas Sparks

349 páginas

Ano: 2011

Editora: Novo Conceito 

“Mas não estava em outra época e lugar, e nada daquilo era normal. Trazia a fotografa dela consigo há mais de cinco anos. Atravessou o país por ela.” “Era estranho pensar nas reviravoltas que a vida de um homem pode dar”. Até um ano atrás, Thibault teria pulado de alegria diante da oportunidade de passar um fim de semana ao lado de Amy e suas amigas. Provavelmente, era exatamente isso de que precisava, mas quando elas o deixaram na entrada da cidade de Hampton, com o calor da tarde de agosto em seu ápice, ele acenou para elas, sentindo-se estranhamente aliviado. Colocar uma carapuça de normalidade havia-o deixado exausto. Depois de sair do Colorado, há cinco meses, ele não havia passado mais do que algumas horas sozinho com alguém por livre e espontânea vontade. (...) Imaginava ter caminhado mais de 30 quilômetros por dia, embora não tivesse feito um registro formal do tempo e das distâncias percorridas. Esse não era o objetivo da viagem. Imaginava que algumas pessoas acreditavam que ele viajava para esquecer as lembranças do mundo que havia deixado para trás, o que dava à viagem uma conotação poética. prazer de caminhar. Estavam todos errados. Ele gostava de caminhar e tinha um destino para chegar.


Olá pessoas queridas, estou de volta com mais uma resenha.  O livro da vez é Um Homem de Sorte de Nicholas Sparks da Editora Novo Conceito, cedido para resenha pela editora. O livro conta a história de Logan , um soldado americano que no Iraque encontra a foto de uma mulher e que quando retorna vai em busca daquela que se tornou o seu amuleto de sorte.
Um Homem de Sorte foi a minha estreia em livros de Nicholas Sparks e acho que comecei muito bem. A capa do livro é muito bonita (no fim desta resenha você pode conferir a capa nova!) e a diagramação está impecável como sempre.
Fiquei encantada com a narrativa do autor, eu simplesmente não conseguia parar de ler o livro. Comecei com a pretensão de ler apenas dois capítulos e quando percebi já estava no capitulo 12 rsrsrs. Adorei o modo como Nicholas Sparks construiu a historia, alternando os personagens nos capítulos, narrando em terceira pessoa e enfocando em separado os pensamentos e acontecimentos de Logan, Elisabeth e Clayton e mesmo assim criando uma teia de acontecimentos interessantes e misteriosos ao mesmo tempo.
A principio a história parece loucura, mas  ao longo do capitulo conhecemos , através de flashbacks, os acontecimentos que levaram Logan a tomar a decisão de procurar por Elisabeth e mudar radicalmente de vida. Conhecemos os dramas da guerra, às vezes em que sua vida foi poupada e se eu antes achava o protagonista meio psicótico e obsessivo, depois não consegui não torcer para que tudo terminasse bem. Ele, aliás, é um dos melhores protagonistas que já “conheci”, é misterioso, charmoso, determinado e disciplinado , mas também ferido pelos horrores da guerra ...
Elisabeth por sua vez é mãe de Ben, um menino muito inteligente e que não tem um bom relacionamento com o pai , o policial Clayton. Apesar de linda, ela não se relaciona com ninguém há muito tempo e mora com sua avó Nana e o filho e sente sua vida mudar com a chegada de Logan. Clayton foi um personagem difícil de “engolir” e se o objetivo do autor era tornar o vilão da história insuportável, ele conseguiu rsrsrs.
Nicholas Sparks construiu muito bem os personagens. Apesar de não haver muitas descrições pode se perceber bem o perfil de cada um e como eles se encaixam na história. É impossível não simpatizar com Nana, torcer por Elisabeth, detestar Clayton e desejar um cachorro como Zeus ( lindo!!!) e um amor como o de Logan (suspiros rsrsrs).
Os capítulos são curtos, a narrativa é muito envolvente, se bem que no meio do livro senti uma leve diminuição na intensidade dos acontecimentos, mas quando você percebe já está nos últimos capítulos cheios de acontecimentos e reviravoltas. Só acho que o final, apesar de perfeito, ficou muito corrido. Acho que algumas explicações ficaram meio atropeladas. E o epílogo é de tirar o fôlego.
Poderia ficar falando aqui sobre tudo o que gostei do livro, mas acho que é o tipo de livro que você precisa ler para sentir... Realmente Sparks me conquistou com Um Homem de Sorte.  Entrou para os favoritos!!! E vocês? O que acharam do livro? Aguardo os comentários! Agradeço a Novo Conceito pelo livro:) Até a próxima, Bjnhos Pri

Confira a capa nova, inspirada no filme que estreia hoje dia 04/05!!! 







11 comentários:

  1. Oi Pri,
    este livro é muito lindo, é um dos meus favoritos do Nicholas Sparks, a história é linda.
    Fiquei apaixonada pelo Zeus, um belo cachorro.
    Bjos!
    Katielle
    www.leituramaravilhosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. As duas capas são lindas, lindas mesmo, mas, se fosse para escolher, escolheria a primeira capa. Eu nunca li nenhum livro do Nicholas (me condenem haha), vontade nunca faltou, o que faltou foi dinheiro e espaço na pilha de livros que tenho que ler. Já tinha lido uma resenha sobre o livro, e confesso que com a lida da sua também fiquei bastante interessada em ler.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não fiz a minha estreias com os livros do autor, mas só ouço boas críticas. Pela sua resenha esse livro também parece ser lindo. Assim fico em dúvida sobre qual título do autor eu leio primeiro rs'
    Estou seguindo seu blog. Parabéns, ele é uma graça.
    Beijos e sucesso.

    http://vitaminadepimenta.blogspot.com.br/
    @LariCrazy_

    ResponderExcluir
  4. Cássia Oliveira6 de maio de 2012 17:27

    Também ainda não li nada do autor, mas os filmes adaptados são MARAVILHOSOS! Estou pra receber Um Homem de Sorte que ganhei num sorteio, e fiquei super empolgada com a tua resenha! Narrativa envolvente e um protagonista agradável e cativante são ingredientes importantíssimos num livro!

    ResponderExcluir
  5. Que loucura né, correr pelo país em busca de uma mulher de uma foto!

    Parece mais uma estória linda e apaixonante do Sparks e que nos faz chorar (sempre choro)

    Achei as duas capas muito lindas, não saberia qual escolher.

    Bjus

    Nâna

    ResponderExcluir
  6. Desde o lançamento do filme que fico me contendo pra não vê-lo antes de ler o livro. Ainda não li, óbvio, mas quero muito.
    Amo os livros do Nicholas Sparks, adoro a narrativa dele, é muito boa.
    Bela resenha, Pri, amo elas!

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito dos livros do Nicholas Sparks, ele é um escritor espetacular.
    Não li este ainda, mas depois depois desta resenha irei começar amanhã. BJS

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre gosto mais das capas dos filmees! Fico esperando saírem os filmes, para que as capas dos livros mudem e eu possa comprar ;x
    Eu já li alguns livros do Nicholas e eles são sempre cativantes e você se emociona muito com a história, mas acho que você tem que esperar até se encontrar no "humor certo" pra aproveitar melhor todo o drama que os livros trazem. Ainda não li Um Homem de Sorte, mas espero que não decepcione!

    Ps: Fiquei muito curiosa pra saber como é que ele encontra uma mulher só por uma foto. Não é como se desse pra jogar no "Google Imagens".

    ResponderExcluir
  9. Nossa, eu quero muito ler esse livro! Depois quero ver o filme!

    ResponderExcluir
  10. Nossa Pri, é lindo o livro né, eu tenho, mas ainda não li, está na pilha que ainda preciso ler. Estou ansiosa pelo filme também que deve ser perfeito, como todos que são os adaptados do tio Nicholas como você diz rsrs

    ResponderExcluir
  11. Um Homem de Sorte foi o meu primeiro Livro do Ncholas sparks. Eu achei a coisa mais linda que eu ja li na minha vida. Agora eu estou no livro O melhor de mim tbm do autor. Os livros do Nicholas são envolventes. Eu amei o enredo da história a forma em que autor retrata os seus personagens. Eu indico.

    ResponderExcluir