domingo, 27 de fevereiro de 2011

Resenha : As Vidas de Chico Xavier - Marcel Soto Maior

Livro:  As Vidas de Chico Xavier
 
ISBN : 8574795747
 
Autor: Marcel Souto Maior

272 páginas

Ano : 2003

Editora : Planeta 

Biografia jornalística de um dos personagens mais intrigantes da História do Brasil. Chico Xavier escreveu mais de 400 livros, vendeu mais de 20 milhões de exemplares e doou toda a renda para instituições beneficentes– “Eu não escrevi nada, os espíritos escreveram”.

Mais uma resenha, que pra mim , é particularmente especial demais. Quando pensei em um titulo de biografia para participar do Desafio Literário 2011, não pensei duas vezes : o primeiro livro seria sobre Chico Xavier! Já havia lido uma biografia dele há algum tempo atrás, mas era uma biografia antiga... e como essa biografia, que deu origem ao filme, foi muito elogiada, fiquei com vontade de ler e o Desafio foi a desculpa perfeita para isso ... rs .
Acho que não precisa ser espírita como eu , e como Chico era , para admirá-lo. Na verdade , já o admirava antes de ser da mesma religião que ele. Chico é uma figura que sempre me encantou e me intrigou, não apenas por sua capacidade e habilidade em falar e se comunicar com os mortos, mas principalmente o modo como agia e lidava com os vivos. Quem ler essa ou qualquer outra biografia, vai perceber que a vida dele foi uma vida de doação, de esquecimento de si, para o bem do próximo.
Marcel Souto Maior soube explorar muito bem as situações e historias vividas por Chico Xavier, e o livro é muito emocionante. Chico era tão especial que até em momentos de muito sofrimento, ele conseguia transformar em historias bem humoradas.  Em vários momentos me peguei chorando (novidade né? Rs) tanto pelas dificuldades vividas por Chico , mas por sua resignação e pelo fato de sempre tirar uma lição positiva de casa situação vivida.
Acredito que o autor mostrou um Chico Xavier independente de credo religioso, mas sim um homem  comum, que poderia ser qualquer um de nós e que fez a opção de amar aos outros mais do que a si mesmo. Seus exemplos são inspiradores, e Marcel mostra isso com perfeição. É um livro que recomendo para todos, a leitura é rápida e emocionante.
É isso pessoas, até a próxima, bjnhos Pri





6 comentários:

  1. É muito bom ler a biografia de quem admiramos. Ainda mais quanto o relato corrobora o porquê de nossa admiração. Ótima participação!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olha eu particularmente não gosto de Chico Xavier, mas gosto de ler biografia, estou lendo um livro que é mais ou menos uma biografia e estou amandoo.
    Bjoos, Patty
    Cartas para Ficção.

    ResponderExcluir
  3. Oi Pri! Chico Xavier é exemplo a ser seguido! Uma ótima infuência, independente da religião (e olha que sou católica!) Bom saber que este livro aborda um lado do Chico que muita gente ignora: o ser humano que tinha dificuldades e problemas como todo mundo. Vou procurar este livro, deve ser ótimo.

    ResponderExcluir
  4. gostei da resenha, sei muito poucas coisas sobre chico xavier, parece ser um livro lgl^^

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  5. a vida do Chico Xavier foi muito rica! depois de ver o filme, fiquei com muita vontade de procurar saber mais sobre ele, mas acabei não fazendo isso até hoje! muito legal a resenha :D

    ResponderExcluir
  6. Com certeza Chico Xavier transcende religiões, ele foi um exemplo para todos os seres humanos independente daquilo em que creem. Parabéns pela escolha do livro e pela resenha.
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir